Techinter

7 itens para levar em conta na hora de comprar um tablet

Usar corretamente o dinheiro é essencial e quando o assunto é tecnologia então... Neste artigo, você vai saber escolher o tablet ideal para seu bolso e ainda ter um bom modelo em mãos.

Atualizado há 6 meses, publicado em
Lucas Matos
encontre barato tablet
Saiba escolher um bom tablet

Um tablet é um investimento e tanto, por isso é importante ter cuidado e conhecimento na hora de realizar uma compra. Confira os 7 itens que podem fazer toda a diferença na sua escolha:

Processador

Basicamente, o processador é responsável pela execução das tarefas do tablet. Os modelos mais básicos possuem processador de 1 núcleo, que funciona bem no uso básico, mas pode mostrar lentidão quando mais de um aplicativo está aberto. Se você é um heavy user, os processadores com 2 ou mais núcleos são os recomendados – procure por modelos dual-core ou quad-core, que possuem, respectivamente, dois e quatro núcleos.

Tablet - CPU
Tablet – CPU

Memória interna

Nesse dispositivo ficam armazenados os aplicativos, fotos, documentos e outros arquivos do aparelho. Quem pretende utilizar o tablet apenas para navegação e outras operações simples, pode optar por modelos de 4 GB a 8 GB. Já para o armazenamento de arquivos mais pesados, como filmes e jogos, opte por 16 GB a 32 GB ou de 64 GB até 100 GB, para os heavy users.

Memória RAM

Memória Ram Tablet
Memória Ram Tablet

Trabalha em conjunto com o processador, garantindo o bom desempenho do aparelho; ela funciona como uma “memória temporária”, que atua na inicialização e execução de aplicativos. Quanto maior for a memória RAM, melhor será o desempenho do tablet, por isso, prefira gadgets com, no mínimo, 1GB de memória RAM.

Conectividade

A grande maioria dos tablets possui apenas conexão via wi-fi, o que é suficiente para muitos usuários. Agora, se você não pode depender apenas do wi-fi, a dica é investir em um modelo 3G ou 4G, com conexão por meio da rede de telefonia celular.

Sistema operacional

sistemas operacionais tablet
sistemas operacionais tablet

Atualmente, os sistemas operacionais mais utilizados são o Android, Windows e iOS. Para escolher entre eles, uma opção é levar em conta sua experiência com outros dispositivos: já possui um smartphone com Android? Então a adaptação com um tablet no mesmo sistema pode ser mais rápida.

Tamanho da tela

Os modelos podem variar entre 7 e 10 polegadas. Modelos menores (7″ e 8″) são ideais para operações rápidas e simples, além disso, são de fácil transporte. Modelos maiores (a partir de 9″), apresentam vantagem na execução de jogos, vídeos e operações complexas, no entanto são mais pesados e ocupam mais espaço.

Custo-benefício

Não tem como fugir do quesito preço, ele pode ser decisivo no momento da compra, por isso vale a pena avaliar o custo-benefício de cada aparelho, pergunte-se: “esse modelo atende as minhas necessidades?” e “o valor cobrado por ele cabe no meu bolso?”.

Tablet: Melhor custo beneficio
Tablet: Melhor custo beneficio

Ficar de olhos nas ofertas e comparar o preço do produto em sites especializados são as dicas para você conseguir o tablet que quer, num valor mais acessível. Pronto para escolher seu tablet? Comente sobre o modelo em mente.

Lucas Matos

CEO e Editor-chefe

CEO, Fundador do Techinter e Redator Chefe. Estudante de Engenharia Civil e dono de um micro e-commerce de eletrônicos. Viciado em tecnologia, games, filmes e música boa.

O que achou do artigo? Comente!