Com tanta tecnologia carregada em pequenos aparelhos, algumas dúvidas podem surgir e um dos pontos mais discutidos é relacionado às baterias, que cada vez mais são exigidas a uma maior duração. Por isso, decidimos publicar as respostas para as maiores dúvidas sobre as baterias de notebooks, confira:
1. É preciso carregar a bateria durante 12 horas no primeiro uso?
R= Muitas fabricantes recomendam a primeira carga de 12 horas para que as células eletroquímicas possam ser completadas. Com isso, você pode saber se a bateria está funcionando como deveria.
2. Posso usar o notebook sempre ligado à eletricidade com a bateria?
R= Sim, pois ao chegar em sua carga total (100%), as baterias param o carregamento, desse modo, evitando que se explodam. Ao pararem de carregar, perdem 1% da carga, voltando aos 100% novamente, repetindo todo o ciclo.
3. Posso guardar a bateria e usar o notebook ligado somente na eletricidade?
R= Sim, mas terá que ter um cuidado especial ao fazer isso. Mesmo que você tenha deixado a sua bateria fora do notebook, ela irá se esgotar com o tempo, pois suas células perdem parte da carga, mesmo não sendo usada.
4. Devo descarregar por completo para depois carregar novamente a bateria do meu notebook?
R= Não, fazendo isso você só está diminuindo o tempo de vida útil. Geralmente as baterias de Lítio possuem uma utilidade máxima de 500 ciclos. Os ciclos são contados do momento em que a bateria é zerada, ou seja, 100% descarregada.
5. De quanto em quanto tempo devo trocar a bateria?
R= Uma bateria deve ser trocada, no máximo, em 3 anos de uso, por isso que você não pode comprar uma com mais de 1 ano de fabricação, sempre compre a bateria mais recente.
Como você viu, algumas das questões acima interferem na vida útil, mas por mais que tenha todos os cuidados, a sua bateria deixará de funcionar um dia.
Outra dica valiosa que você também pode conferir é: Quais são os mitos e verdades sobre as baterias de celulares.
Meu notebook não está acendendo a tela mas só a parte de baixo.
Provavelmente você quebrou a sua tela. Tente ligar pra assistência!