Techinter

Brasileiros usam auxílio emergencial para comprar online

Saiba como comprar online com o dinheiro do auxílio emergencial e não passar por desespero!

Atualizado há 6 meses, publicado em
Lucas Matos
Auxílio emergencial - Compras na internet
Auxílio emergencial - Compras na internet

Há vários estabelecimentos habilitados para fazer vendas online. Ao todo, são mais de 700 segmentos diferentes, como farmácias, supermercados, empresas de transporte e de alimentos. Mas você sabe como usar o dinheiro do auxílio para fazer compras pela internet? Responderemos todas as suas dúvidas aqui, confira:

Devido ao cenário atual, por causa da pandemia, sair de casa e ir ao supermercado fazer compras está um pouco mais complicado. Por esse motivo, algumas redes de supermercados e varejo, visando facilitar o acesso dos consumidores, começaram a oferecer serviços de uma forma virtual. Os consumidores têm a possibilidade de comprar alimentos, bebidas, material de limpeza e produtos de higiene somente com um clique!

E a grande notícia é que o auxílio emergencial pode ser usado para pagar compras online.

Como comprar online com o auxílio emergencial
Como comprar online com o auxílio emergencial

Assim que o dinheiro cair na sua conta digital, já será possível fazer compras na internet usando o cartão virtual emitido pelo aplicativo “CAIXA Tem“.

As empresas Shoptime, Casas Bahia, Lojas Americanas e alguns supermercados como o Extra, aderiram a este sistema. Com as novas tecnologias do futuro, grandes marketplaces, até mesmo o próprio  Bill gates e o Jhonata Silva, analista de mercado, faz previsões indicando que os governos vão se digitalizar cada vez mais, um exemplo prático disso é a CNH que já pode ser usada e validada por aplicativo.

E, agora, além da CNH, o governo federal apresentou o “Caixa Tem” que foi criada 100% digital para facilitar o acesso em um curto período de tempo, de forma inovadora e com implementação rápida.

Segundo uma pesquisa feita online com, aproximadamente, 1.8 mil pessoas, 71% dos brasileiros entrevistados afirmaram que fazem compras online usando o auxílio emergencial.

Como comprar com o Auxílio Emergencial

As pessoas que têm direito ao auxílio podem fazer suas compras tanto em sites de internet quanto em lojas físicas. O pagamento pode ser realizado por escaneamento de um QR Code, ou com cartão de débito virtual gerado pela Caixa. No aplicativo, existem opções diferentes para funções específicas.

Basicamente, existem 2 maneiras de fazer compras usando o auxílio emergencial: uma delas é utilizando em maquininhas das próprias lojas físicas para gerar um QR Code. Assim, basta abrir o app “Caixa Tem” e ir na opção “pagar com maquininha” e, após isso, apontar a câmera do seu celular em direção ao QR Code para efetuar a compra.

Usando QR Code para efetuar compras com o auxílio emergencial em maquininhas
Usando QR Code para efetuar compras com o auxílio emergencial em maquininhas

A segunda maneira seria usando o cartão de débito virtual da Caixa, que é gerado pelo Caixa Tem, o aplicativo da Caixa Econômica. Ele poderá ser usado para fazer pagamentos na internet, em sites que aceitam o débito online.

E mesmo quem não sabia utilizar esses recursos por estar desatualizado com a tecnologia, acabou de alguma forma comprando na internet em meio à quarentena, foi como uma explosão da era digital em tempos de crise.

“Eu recebi meu auxílio e durante 2 meses seguidos usei para pagar as dívidas e comprar o que faltava. Com o último anunciado que vi na TV que iriam continuar com ele, eu precisava comprar uma melhor geladeira para minha família, sei que foi errado, mas eu comprei em 3 parcelas, e tenho certeza que o auxílio vai ajudar, e irei encher ela de verduras e alimentação. Eu não sei comprar na internet, a minha neta fez isso, nunca tinha comprado antes usando um celular, e realmente estávamos precisando.” Disse a dona de casa Carminha.

 A internet mudou mais que nunca, a forma de relacionar, a forma de comprar, a forma de confiar em uma transação online. A própria caixa facilitou a compra online usando o aplicativo oficial deles. Logo após possuir o código de segurança e dados numéricos, você já poderá fazer uma compra pela internet. Nesse caso, basta usar a função débito online em sites que estão aptos a esta modalidade.

Vale lembrar que em cada compra que é realizada, é gerado um novo código de segurança do cartão virtual. Este novo código poderá ser visualizado sempre na mesma opção dentro do aplicativo Caixa Tem: “Cartão de débito virtual” e, no canto inferior direito, ao lado de “Código de segurança“, clique em “Gerar“.

Dicas para comprar na internet com o auxílio emergencial
Dicas para comprar na internet com o auxílio emergencial

Este cartão de débito possui um limite de transações, que é de 10 pagamentos por dia ou R$ 2.000,00 em compras.

Tendo feito todos os procedimentos e sabendo das condições, você só precisa acessar o site que pretende fazer suas compras, escolher os produtos desejados, colocar no carrinho e fechar o pedido. Ao final do procedimento, preencha os dados de entrega, após isso, no momento de realizar o pagamento, selecione o item “Débito Caixa“. Em seguida, digite os dados do cartão que foram gerados anteriormente e também a validade. Depois, digite o código de segurança. Para encerrar, finalize a compra, confirmando-a posteriormente.

Mas fique atento! Por ser um cartão de débito, se o valor ultrapassar o valor do auxílio emergencial, o restante será cobrado automaticamente do saldo disponível em sua conta digital ou na conta poupança.

Lucas Matos

CEO e Editor-chefe

CEO, Fundador do Techinter e Redator Chefe. Estudante de Engenharia Civil e dono de um micro e-commerce de eletrônicos. Viciado em tecnologia, games, filmes e música boa.

O que achou do artigo? Comente!