Techinter

Tutorial rápido: Como saber se o Windows é 32 ou 64 bits

Você sabe se a versão do seu Windows é 32 ou 64 bits? Aprenda neste tutorial como descobrir qual é a arquitetura do seu sistema operacional.

Atualizado há 6 meses, publicado em
Lucas Matos
Windows é 32 ou 64 bits?

Muitos softwares são desenvolvidos para o sistema operacional Windows, cada um exigindo arquiteturas diferentes: 32 ou 64 bits.

Para você não ficar na mão na hora da instalação de algum programa, ensinaremos, neste tutorial prático, como saber se o Windows é 32 e 64 bits.

Qual a diferença entre 32 e 64 bits?

Geralmente, são usados os termos X86 – que é o mesmo de 32 bits; e X64 – o mesmo de 64 bits. Estes números são referentes à arquitetura do processador.

O Windows de 64 bits consegue obter um desempenho melhor do que o de 32 bits, mas não é qualquer máquina que consegue rodar um sistema operacional de 64 bits:

Windows é 32 ou 64 bits?
O seu Windows é de 32 ou 64 bits?

O Windows de 32 bits está limitado ao gerenciamento de 3 GB de RAM. Já o de 64 bits suporta até 1 TB de memória.

Windows 7 e 8

Para saber qual arquitetura que a versão do seu Windows utiliza é bastante simples, praticamente o mesmo processo no Windows 7 e 8:

Clique com o botão direito sobre o Ícone “Computador”, depois em propriedades.

Propriedades do computador
Propriedades do computador

Feito isso, na janela que se abre tem todas as informações do sistema operacional. Em “tipo de sistema” você pode saber finalmente se a versão do Windows é 32 ou 64 bits.

Tela com o Windows 32 ou 64 bits
Tela com o Windows 32 ou 64 bits

Caso não tenha dado certo no Windows 7, você pode ir em painel de controles, no iniciar, depois em “Sistema e Segurança” e por fim em “segurança”. Aparece, em seguida, a mesma tela da imagem acima.

Lucas Matos

CEO e Editor-chefe

CEO, Fundador do Techinter e Redator Chefe. Estudante de Engenharia Civil e dono de um micro e-commerce de eletrônicos. Viciado em tecnologia, games, filmes e música boa.

O que achou do artigo? Comente!