Techinter

6 Dicas para Liberar Espaço na Memória do Celular

Você está sem espaço no celular? Veja algumas dicas simples para liberar espaço agora mesmo. Acesse o blog e confira!

Atualizado há 3 semanas, publicado em
Lucas Matos
Mulher mexendo em smartphone
Mulher mexendo em smartphone - Pexels (Picjumbo.com; Anton)

Salvar os arquivos no celular é uma prática simples e rápida que todo mundo faz. No entanto, não há nada mais frustrante do que precisar salvar um documento ou uma foto importante e aparecer a mensagem de que a memória está cheia, não é mesmo?

Sabe quando você quer baixar vídeos do YouTube, mas não tem memória suficiente? Por isso, para ajudá-lo a ter mais espaço no celular e não precisar se preocupar mais com esse tipo de situação, preparamos algumas dicas simples. Vamos lá?

1. Remova arquivos repetidos

Por mais que você cuide, sempre acabam ficando arquivos repetidos no celular, certo? Então, a dica é utilizar algum aplicativo, como o Duplicate Media Remover, para resolver isso. Ele faz uma varredura do seu celular e mostra quais são os arquivos em duplicidade. Assim, basta informar se você deseja mantê-los ou se podem ser deletados.

2. Desinstale aplicativos não utilizados

É comum baixarmos diversos aplicativos para suprir as nossas necessidades. No entanto, com o passar do tempo acabamos não utilizando alguns deles com frequência. Então, identifique quais são esses apps em desuso e desinstale do seu celular.

Basta acessar o armazenamento geral e conferir os aplicativos que ocupam mais espaço e os que são utilizados com menos frequência.

3. Remova as mídias do WhatsApp

Muitas pessoas configuram o seu celular para baixar todas as imagens do aplicativo automaticamente. Por isso, é essencial desmarcar essa opção e só fazer o download quando você realmente precisar daquela mídia. Lembre-se de remover essas imagens do WhatsApp quando você não for mais utilizá-las.

Tela de celular com ícone do WhatsApp
Tela de celular com ícone do WhatsApp

4. Apague as mensagens de texto

Limpe as conversas do seu WhatsApp e as mensagens de texto. Com o tempo, elas acabam ocupando bastante espaço (de uma forma desnecessária) da memória do seu celular. Você também pode configurar o seu celular para manter as mensagens por um determinado período (por exemplo, 30 dias) e depois elas são deletadas automaticamente.

5. Tenha um bom sistema de armazenamento em nuvem

Uma ótima alternativa para liberar espaço na memória do seu celular é contar com a tecnologia em nuvem. Assim, os arquivos são salvos, estão protegidos e você não precisa se preocupar com a memória. Inclusive, os celulares Android já vêm com o Google Fotos instalado.

6. Instale um ótimo antivírus

Baixar antivírus gratuito para celular é sempre uma ótima opção para evitar a vulnerabilidade do seu aparelho. Além de proteger o seu smartphone contra o roubo de informações e trazer mais segurança, ele também ajuda na otimização e melhora a usabilidade.

O Antivírus Free para Android da Bitdefender protege seu smartphone contra malware e tem baixo impacto na bateria. Além disso, você não precisa se preocupar em utilizar a memória do seu celular, pois ele utiliza serviços na nuvem.

Gostou das nossas dicas para liberar espaço na memória do seu celular? Tem mais alguma sugestão? Deixe nos comentários!

Lucas Matos

CEO e Editor-chefe

CEO, Fundador do Techinter e Redator Chefe. Estudante de Engenharia Civil e dono de um micro e-commerce de eletrônicos. Viciado em tecnologia, games, filmes e música boa.

O que achou do artigo? Comente!