Techinter

Saiba a diferença entre hacker e cracker

A mídia faz um tipo de confusão no emprego das duas palavras, tornando-as num único significado: cibercriminosos. Saiba qual é a diferença entre hacker e cracker de uma vez por todas.

Atualizado há 6 meses, publicado em
Lucas Matos
Invasão e roubo de dados
Invasão e roubo de dados

A maioria das pessoas acha que são os hackers que ficam responsáveis por roubos e invasões na internet, mas, ao contrário do que pensam, quem realmente faz o uso de práticas ilegais são os cracks.

Tanto hackers quanto cracks são experts em todas as áreas ligadas a computação. Muitos deles foram capazes de criar até sistemas operacionais, como o Windows e o Linux, mas a diferença de um para o outro se dá pelo uso do conhecimento.

Diferença entre hacker e cracker

Qual a diferença entre hacker e cracker?
Qual a diferença entre hacker e cracker?

Os hackers possuem habilidades de programação avançada e, geralmente, são eles que ajudam no desenvolvimento de softwares de utilidades para diversas plataformas, por isso, é errado falar que são pessoas mal-intencionadas, já que fazem ações contrárias àquelas que se pensam quando se fala em cibercriminosos. Para se ter uma ideia, podemos até incluir os melhores antivírus como resultado do trabalho de hackers.

Quem são os Crackers?

Os crackers decodificam programas, fazem invasões de contas, principalmente bancárias, criam vírus, entre outras práticas criminosas, ou seja, são esses que devem receber o significado “Vilões”.

Crime cibernético
Crime cibernético: hacker vs cracker

A principal intenção dos crackers é de roubar dinheiro de vítimas desprotegidas ou que possuem algum tipo de falha de segurança em seus aparelhos, portanto, é de extrema importância ter todos os programas e sistemas operacionais atualizados.

Infelizmente, a mídia, talvez por conta da linguagem popular, faz confusão do termo hacker, principalmente quando se refere a crimes cibernéticos. Por conta disso, alguns sites e emissoras, mesmo sabendo do verdadeiro significado, se rendem e empregam a definição da palavra cracker em hacker.

Resumindo, podemos dizer que hackers são “bons” e crackers são “maus”. E quanto a você? Sabe quem são os melhores hackers do mundo?

Lucas Matos

CEO e Editor-chefe

CEO, Fundador do Techinter e Redator Chefe. Estudante de Engenharia Civil e dono de um micro e-commerce de eletrônicos. Viciado em tecnologia, games, filmes e música boa.

O que achou do artigo? Comente!