A maioria das pessoas acha que são os hackers que ficam responsáveis por roubos e invasões na internet, mas, ao contrário do que pensam, quem realmente faz o uso de práticas ilegais são os cracks.
Tanto hackers quanto cracks são experts em todas as áreas ligadas a computação. Muitos deles foram capazes de criar até sistemas operacionais, como o Windows e o Linux, mas a diferença de um para o outro se dá pelo uso do conhecimento.
Diferença entre hacker e cracker
Os hackers possuem habilidades de programação avançada e, geralmente, são eles que ajudam no desenvolvimento de softwares de utilidades para diversas plataformas, por isso, é errado falar que são pessoas mal-intencionadas, já que fazem ações contrárias àquelas que se pensam quando se fala em cibercriminosos. Para se ter uma ideia, podemos até incluir os melhores antivírus como resultado do trabalho de hackers.
Quem são os Crackers?
Os crackers decodificam programas, fazem invasões de contas, principalmente bancárias, criam vírus, entre outras práticas criminosas, ou seja, são esses que devem receber o significado “Vilões”.
A principal intenção dos crackers é de roubar dinheiro de vítimas desprotegidas ou que possuem algum tipo de falha de segurança em seus aparelhos, portanto, é de extrema importância ter todos os programas e sistemas operacionais atualizados.
Infelizmente, a mídia, talvez por conta da linguagem popular, faz confusão do termo hacker, principalmente quando se refere a crimes cibernéticos. Por conta disso, alguns sites e emissoras, mesmo sabendo do verdadeiro significado, se rendem e empregam a definição da palavra cracker em hacker.
Resumindo, podemos dizer que hackers são “bons” e crackers são “maus”. E quanto a você? Sabe quem são os melhores hackers do mundo?