Techinter

Saiba como funcionam os e-mails de extorsão e como se proteger deles

Recebi um e-mail de extorsão, e agora? Confira neste post como identificar e o que fazer ao receber esses e-mails.

Atualizado há 6 meses, publicado em
Lucas Matos
Tela de notebook mostrando caixa de e-mails - Unsplash (Stephen Phillips)
Tela de notebook mostrando caixa de e-mails - Unsplash (Stephen Phillips)

Todos os dias, milhões de e-mails são enviados e recebidos ao redor do mundo: e-mails de trabalho, amigos, familiares e também os famosos golpes. Alguns dos mais conhecidos são os e-mails de extorsão, que ameaçam as vítimas afirmando estarem de posse de informações pessoais e cobram um valor (geralmente em criptomoedas) para não vazar essas informações.

Se você já recebeu algum e-mail desse tipo, não se preocupe! Neste post falaremos sobre como os e-mails de extorsão funcionam e como se proteger deles. Continue lendo!

Extorsão Sexual ou “sextortion”

Talvez o golpe mais conhecido de todos os e-mails de extorsão é o de “sextortion” ou extorsão sexual. Esse golpe consiste em um e-mail disparado por bots de spam para uma lista extensa de endereços.

A mensagem do corpo do e-mail segue quase sempre o mesmo padrão: o “hacker” afirma ter a posse de dados pessoais do usuário ou o controle de sua webcam. Depois, o suposto hacker ameaça fazer o vazamento de vídeos íntimos ou histórico de navegação em sites adultos caso a vítima não faça uma transferência em criptomoedas.

Em alguns casos os golpistas conseguem senhas vazadas de e-mails destas listas para dar mais veracidade a ameaça, e muitas pessoas acabam caindo no golpe e realizando os pagamentos.

Tela de smartphone mostrando notificação de e-mails
Tela de smartphone mostrando notificação de e-mails

Como se Proteger?

Não é possível evitar que esses e-mails cheguem até a sua caixa de entrada, mas é possível tomar algumas medidas de proteção para não cair nesses golpes. Confira algumas delas:

Mantenha seu antivírus atualizado

É fundamental manter uma solução em internet security ativa e atualizada em seu computador, pois isso mantém sua máquina segura contra invasões, phishing, malwares e outras tentativas de golpes.

Cuidado com o conteúdo que você compartilha

Todo o conteúdo que compartilhamos online pode estar sendo observado e interceptado por pessoas mal-intencionadas, ainda mais quando estamos conectados em redes públicas e sem proteção. Tome muito cuidado com os sites que você acessa e evite compartilhar conteúdo íntimo e comprometedor.

Utilize senhas fortes

Uma dica simples e efetiva é sempre trocar senhas antigas por senhas mais fortes. Esta ação dificulta a ação de hackers e protege os dados contidos em seus perfis. Utilize sempre uma combinação de letras, números e símbolos para garantir a segurança de sua senha.

Gostou das dicas? O que você faz para evitar golpes de e-mails de extorsão? Compartilhe nos comentários!

Lucas Matos

CEO e Editor-chefe

CEO, Fundador do Techinter e Redator Chefe. Estudante de Engenharia Civil e dono de um micro e-commerce de eletrônicos. Viciado em tecnologia, games, filmes e música boa.

1 comentario publicado. Deixe o seu!

  1. Ótima explicação!