Techinter

Melhores antivírus gratuitos de 2022 para PC com Windows

Instalar o melhor antivírus gratuito no seu computador é fundamental para proteger suas informações pessoais guardadas no Windows e ficar seguro na internet, principalmente se você faz transações bancárias e compras em lojas virtuais.

Atualizado há 3 dias, publicado em
Jaqueline Borges
O melhor antivírus gratuito
O melhor antivírus gratuito

Se você tem um computador em casa sabe a importância de instalar um bom antivírus e, surpreendentemente, dependendo do seu uso, um software gratuito já pode resolver muito bem a situação. Desse modo, deixando o seu PC protegido de possíveis invasões.

Os piores vírus de computador vêm há anos causando prejuízos e dores de cabeça. Alguns realizam ataques diretos e são mais fáceis de defender, outros são mais discretos e acabam afetando inesperadamente muitos computadores. Por isso, várias pessoas já perderam seus dados e arquivos salvos, como vídeos baixados online, fotos, gravações importantes e documentos pessoais.

Na maioria dos casos, formatar o computador devido aos danos causados acaba sendo a única solução. Em função disso, ter um bom antivírus instalado vai protegê-lo contra a entrada e ataques de softwares perigosos, pois nem todos agem da mesma forma. Assim sendo, ele é essencial hoje em dia.

Em contrapartida, um grande problema que pode aparecer na hora de escolher o melhor antivírus pago é o valor alto da sua licença. Porém, como dito anteriormente, existem boas marcas de antivírus gratuitos que vão proteger seu computador de possíveis ameaças.

Para te ajudar nessa escolha, vamos trazer o ranking dos melhores antivírus gratuitos. Garantindo assim que você fique seguro e sem gastar nada por isso. Confira!

Melhor antivírus do ano

Kaspersky Total Security com até 60% de desconto

  • Antivírus em tempo real
  • Antiphishing
  • Proteção para pagamentos
  • VPN inteligente e rápida
  • Bloqueador de anúncios
  • Navegação privada
  • Proteção de webcams
  • Bloqueador de conteúdo para adultos
  • Gerenciamento do tempo de tela
  • Localizador GPS de Crianças
  • Proteção de arquivos
  • Gerenciador de senhas
  • Licença: 1 ano

Teste do melhor antivírus gratuito de 2022 para computadores com Windows

Para algumas pessoas, apenas os softwares pagos garantem maior proteção. Mas como escolher um antivírus que protege seu computador sem pesar no bolso? Por isso, traremos aqui todas as informações sobre os melhores antivírus gratuitos de 2022.

Atualmente, o Avast, AVG, Avira, Kaspersky e Panda são os melhores antivírus gratuitos para computadores. Porém, mesmo focando apenas nesses 5 programas, ainda assim, são muitos critérios para avaliar qual deles será o melhor para o seu PC.

Por isso, levamos em consideração 3 principais fatores para determinar qual o melhor antivírus gratuito de 2022, são eles:

  1. Proteção em tempo real contra ameaças online;
  2. Remoção de vírus e outras pragas digitais;
  3. Melhor desempenho em segundo plano e o antivírus mais leve.

Confira nossos testes abaixo junto com o resumo de cada programa. A princípio, basta você escolher aquele que atende melhor suas necessidades e comparar as respectivas pontuações.

1. Proteção em tempo real contra ameaças online

1009998979695AvastAVGAviraBitdefenderESETG DATAk7KasperskyMalwarebytesMcAfeeMicrosoftNortonPandaTotalAVTotal DefenseTrend MicroVIPRE 99.9899.9899.9999.9999.7799.9999.8510099.7599.9799.9610010099.9399.9898.6199.98
É realizado em cada antivírus a análise da detecção de ameaças reais em banco de dados infectados, sites suspeitos e links com malwares.

Esta é uma das principais análises, já que os antivírus são submetidos a centenas de malwares, ameaças encontradas em arquivos baixados e sites infectados.

Neste teste, é imprescindível manter a segurança do Windows, primordialmente, bloqueando o acesso de quaisquer pragas virtuais, downloads suspeitos, links maliciosos e várias outras formas de propagação de ameaças.

Em resumo, destacam-se pela eficácia no bloqueio de 100% dos malwares os antivírus Kaspersky e Panda, de forma que não houve intervenção humana durante a verificação.

O Avira também se saiu muito bem, apesar de ter deixado escapar 1 ameaça durante a sua análise.

2. Remoção de vírus e outras pragas digitais

100806040200AvastAVGAviraBitdefenderESETG DATAk7KasperskyMalwarebytesMcAfeeMicrosoftNortonPandaTotalAVTotal DefenseTrend MicroVIPRE96.8596.8597.3597.8096.1098.6094.6099.9885.3087.5079.5589.7563.9097.2097.8061.8097.80
É analisada a detecção de malwares em programas e arquivos baixados da internet e instalados por pendrives

Sendo um dos testes mais importantes, a análise de remoção de vírus e outras pragas digitais verifica como cada software de segurança age perante o sistema que foi infectado anteriormente à sua instalação.

Em suma, os antivírus testados precisam detectar e desinfectar o maior número possível de malwares usados na amostra.

Para que o teste fosse realizado, foi necessário instalar cada programa de antivírus através de um pendrive com o Windows 10 em modo de segurança. Após isso, foram feitas as análises pela inicialização padrão do sistema para que não houvesse nenhuma incongruência durante os testes.

O destaque vai para o antivírus da Kaspersky que obteve 99.98% de detecção e bloqueio de agentes maliciosos, seguido, em segundo lugar, pelo Avira com taxa de 97.35%.

Já em terceiro lugar, se destacaram empatados o Avast e AVG que, ainda assim, conseguiram proporcionar uma taxa de proteção muito boa de 96.85%.

3. Melhor desempenho em segundo plano e o antivírus mais leve

2520151050AvastAVGAviraBitdefenderESETG DATAk7KasperskyMalwarebytesMcAfeeMicrosoftNortonPandaTotalAVTotal DefenseTrend MicroVIPRE2.52.47.443.58.42.62.212.86.124.16.51.98.521.615.18.6
É analisado o impacto no sistema operacional e a quantidade de recursos usados pelos antivírus que aumentam o uso da CPU e memória RAM.

Como a própria descrição sugere, o teste de desempenho em segundo plano nomeia o antivírus gratuito mais leve, ou seja, aquele que menos consumiu recursos da máquina. Certamente, esta análise é essencial para usuários que possuem um computador de entrada com hardware mais fraco.

Em resumo, é avaliado o impacto da verificação de malwares dos antivírus durante o uso do Windows em tarefas simples, como descompactar arquivos, abertura de programas, uso de editores de textos e planilhas e navegação pela internet.

Em outras palavras, quanto menor o tempo no gráfico, menos o antivírus prejudicou o desempenho do computador.

Nesse sentido, os melhores resultados desse teste foram do Panda, Kaspersky, AVG e Avast com 1.9s, 2.2s, 2.4s e 2.5s de atraso respectivamente.

Qual o melhor antivírus gratuito de 2022?

 Proteção em
tempo real
Remoção de
vírus
Melhor
desempenho
Pontuação
final
1 - Kaspersky10101030
2 - Avira109928
3 - Avast981027
3 - AVG981027
4 - Panda1001020
5 - Microsoft81514

Em conclusão, caso você acredite que não seja necessária uma solução de segurança completa ou não queira pagar por uma licença premium, o melhor antivírus gratuito de 2022 é o Kaspersky Security Cloud Free.

Confira abaixo o top 5 dos melhores antivírus grátis de 2022 e, acima de tudo, faça a instalação imediatamente no seu computador com Windows para ficar o máximo protegido contra vírus.

Ranking dos melhores antivírus gratuitos de 2022:

Melhores antivírus - Gratuitos VS Pagos
Melhores antivírus – Gratuitos VS Pagos

Sem dúvida o antivírus da Kaspersky foi o que apresentou mais vantagens e melhores níveis de segurança contra malwares e ataques online, além de ser bastante leve, garantindo que o seu PC não trave.

O Avira Free também ofereceu ótimos níveis de proteção e, além disso, sua versão paga é bastante acessível para o público mais básico que prefere ferramentas adicionais para ganhar uma segurança ainda maior.

Igualmente, os antivírus Avast e AVG não ficaram para trás e seus níveis de proteção foram bastante altos. Contudo, caso você não saiba, eles pertencem à mesma empresa, diferenciando apenas o visual e o nome, desse modo, dando a impressão de serem concorrentes. Seja como for, isso explicaria o fato de obterem desempenho idêntico em todos os testes.

Infelizmente, neste ano, o Panda antivírus não desempenhou uma classificação boa, pois não apresentou um resultado satisfatório na detecção de malwares. Por isso, sua posição, que já foi uma das melhores há alguns anos, acabou sendo afetada.

Abaixo, elaboramos o ranking com o resumo de cada antivírus para que você não fique com nenhuma dúvida, confira:

1. Kaspersky Security Cloud Free

kaspersky Logo

Kaspersky Security Cloud Free – O melhor antivírus gratuito

Como você pôde conferir, o Kaspersky Security Cloud Free é o melhor antivírus gratuito de 2022. Ele obteve nota máxima em todos os testes e não causou lentidão no sistema operacional.

O software se encarrega de proteger seu computador contra vírus, possui uma espécie de “carteira virtual” que criptografa suas senhas e documentos pessoais e ainda entrega um serviço de VPN limitado que pode ajudar em momentos específicos.

2. Avira Free Antivírus

Avira Free Antivírus – O segundo melhor antivírus de 2022

Outro antivírus que merece destaque é o Avira. Sua versão gratuita oferece proteção para uma navegação mais segura com o escaneamento em tempo real, além de possuir defesa contra ransomware (software malicioso que bloqueia o acesso do sistema, cobrando uma espécie de resgate em criptomoeda para restabelecer o acesso).

3. Avast Free Antivírus

Avast Free Antivírus – O antivírus mais usado do Brasil

O Avast é considerado um dos melhores antivírus por muitos usuários, sem falar que é o antivírus gratuito mais utilizado no Brasil. Pois possui uma varredura eficiente, fazendo com que seja possível identificar várias ameaças.

Em resumo, ele é rápido e leve. Não compromete seu desempenho e armazenamento.

3. AVG Antivírus Free

AVG Antivírus Free – Mesmo núcleo de segurança da Avast

O AVG conta com uma excelente verificação que busca e detecta malwares e softwares maliciosos ocultos. Além disso, consegue encontrar extensões e URLs igualmente maliciosas e possíveis problemas de desempenho do computador.

4. Panda Free Antivírus

Avast Free Antivírus – O mais completo em ferramentas

Apesar de ter ficado com uma classificação baixa, o Panda Free antivírus é o mais completo no quesito “ferramentas adicionais”. Ele entrega “Proteção USB”, “Kit de recuperação”, “Modo de multimídia/jogos” e até uma VPN gratuita com um limite de 150 MB por dia.

Além disso, o Panda é, atualmente, o antivírus gratuito mais leve e eficiente em desempenho, pois consome menos memória do computador e recursos de processamento. Esse é um ponto muito positivo que o destaca como um dos melhores software de segurança do mercado.

Por que o Bitdefender Free não está mais disponível?

Para quem já acompanhava os testes de melhor antivírus gratuito, sabe que a versão free que mais se destacava era o Bitdefender, mas, para o azar de todos, foi descontinuada desde dezembro de 2021, por isso, ela está fora do ranking deste ano.

Qual a diferença entre antivírus pago e antivírus gratuito?

Antivírus pago VS gratuito - Qual o melhor?
Antivírus pago VS gratuito – Qual o melhor?

Sempre que possível, nós recomendamos o uso dos antivírus pagos, principalmente pela maior camada de proteção e ferramentas adicionais importantes, como as VPNs.

Geralmente, versões premium oferecem vários níveis de proteção e suporte, além disso, cada licença pode englobar até cinco dispositivos, como computadores com Windows ou Mac, tablets e celulares com Android.

Entretanto, vale ressaltar que o núcleo de proteção é o mesmo, tanto na versão paga, quanto na gratuita, porém, nesta com recursos e ferramentas limitadas. Ou seja, isso pode prejudicar a sua segurança contra ameaças mais “inteligentes” e com maior poder de “camuflagem”. Sem falar ainda que a versão paga não exibe propagandas.

Claro que a escolha irá depender exclusivamente do perfil de cada usuário, mas por conta de todos esses fatores, sempre recomendamos o antivírus Kaspersky que ganhou nos testes de 2022 como o melhor software de proteção pago.

Por que é importante ter um bom antivírus?

Vírus - Como identificar corretamente com o melhor antivírus
Vírus – Como identificar corretamente com o melhor antivírus gratuito e a importância de tê-lo instalado

A resposta para essa pergunta pode parecer simples. Contudo existem muitas pessoas que acreditam não precisar de um antivírus protegendo seu computador, ainda mais sendo gratuito.

A ideia de baixar um antivírus pode parecer uma preocupação de uma “geração passada”. Mas contar com essa opção para manter seus dados e seu PC seguros ainda é muito necessário.

Em primeiro lugar, os ataques mais recorrentes nos dias atuais são vírus que buscam sequestrar suas informações como número de cartões de crédito, senhas e outros dados. Depois utilizam para acessar bancos e roubar seu dinheiro.

Entretanto, essas não são as únicas ameaças. Muitos vírus invadem os computadores tendo outros propósitos. Para entender mais afundo como cada malware se comporta veja esse artigo: O que são vírus, malwares, spywares, adwares e trojans. Quais as diferenças?

Em segundo lugar, outro ataque muito comum são vírus que utilizam parte da sua internet. Com isso eles realizam envios em massa de mensagens fraudulentas ou coordenam ataques DDoS, assim sobrecarregando determinadas páginas até conseguir derrubá-las.

Os ataques acontecem de forma que seu computador não perceba que esteja realizando tal ação e esses são apenas os mais comuns, não são os únicos.

Quais os principais vírus e ataques a computadores?

Os piores vírus de computador da história
Os piores vírus de computador da história

Através de todos os benefícios trazidos pela internet, foi possível ter uma vida muito mais prática e com inúmeras facilidades à apenas um clique.

Atualmente quase toda a nossa vida acontece de forma on-line. Seja para acessar sua conta no banco, realizar compras em lojas, assistir a filmes e séries ou até mesmo realizar uma reunião. 

Mas apesar de toda facilidade, nem tudo são flores. Os maiores hackers do mundo vêm ano após ano, se especializando em realizar ataques diferentes e explorando as possíveis falhas de segurança. Com isso conseguem acessar dados privados, causando sérios prejuízos para quem passa por essa situação.

E quais os principais tipos de ataques que ameaçam os computadores? Abaixo, vamos trazer uma lista dos maiores perigos que o seu computador fica exposto sem um antivírus. Confira!

Keylogger

Esse software foi desenvolvido com o objetivo de gravar tudo o que é digitado no teclado de um computador. Por isso ele faz parte do grupo dos spywares e são utilizados para obter dados bancários, senhas e números de cartões de crédito.

A maioria dos ataques de phishing utilizam keyloggers, instalados nos computadores das vítimas indevidamente, sem que elas percebam.

Adware

Os adwares são programas que exibem anúncios e propagandas sem autorização. Isso faz com que seu computador fique lento e sua conexão instável.

Geralmente eles ocorrem em forma de pop-up, aquelas janelas que abrem e ficam incomodando enquanto você tenta navegar em algum site.

Cavalo de Tróia (Trojan)

Quem não conhece a história em que os gregos utilizaram um cavalo para tomar a cidade de Tróia e pôr fim à guerra?

Pois bem, atualmente essa prática é utilizada em ataques a computadores, sendo um dos vírus mais conhecidos.  

O trojan causa grandes danos a um computador. Pois ele aparenta ser um programa inofensivo e, com isso, as pessoas não veem problema em baixá-lo.

Entre as principais ações, estão: cópia, modificação, bloqueio e exclusão de dados, além de comprometer o desempenho de redes e computadores.

Worm

Ele é um dos mais perigosos tipos de malware, isso porque se propaga de forma rápida sem que o usuário consiga controlar.

A partir do momento que um computador é contaminado, esse programa cria diversas cópias de si mesmo em vários locais do sistema.

Além disso, ele se espalha para outros computadores. Isso pode ocorrer pela internet, pendrives, conexões ou mensagens. Este vírus rouba dados pessoais ou de empresas para obter vantagens financeiras e esse é seu principal objetivo.

Essas são apenas algumas das ameaças que podem colocar seus dados e seu computador em risco. Caso queira saber mais, confira o nosso artigo o que são vírus, malwares, spywares, adwares e trojans. Quais as diferenças?

Por isso é tão importante que você instale um bom antivírus. Assim você vai evitar sofrer as consequências desses ataques.

Em conclusão, o antivírus é essencial para todos os computadores. E agora que você conhece as principais opções gratuitas, pode manter você e seu computador mais seguros, não corra mais riscos.

Escolha qual antivírus atende melhor suas necessidades e faça a instalação hoje mesmo!

Melhor antivírus do ano

Kaspersky Total Security com até 60% de desconto

  • Antivírus em tempo real
  • Antiphishing
  • Proteção para pagamentos
  • VPN inteligente e rápida
  • Bloqueador de anúncios
  • Navegação privada
  • Proteção de webcams
  • Bloqueador de conteúdo para adultos
  • Gerenciamento do tempo de tela
  • Localizador GPS de Crianças
  • Proteção de arquivos
  • Gerenciador de senhas
  • Licença: 1 ano

Jaqueline Borges

Redator(a)

Redatora e escritora. Formada em Pedagogia e estudante de Letras. Apaixonada por animais e aficionada por filmes e séries. Contrariando a maioria, adora spoilers.

O que achou do artigo? Comente!