Techinter

Melhor antivírus de 2022 para PC: Testes atualizados

Baixar o melhor antivírus para PC é muito importante se você quiser ganhar a liberdade de navegar na internet sem o risco de ser hackeado, assim como garantir a segurança online dos seus arquivos e até do seu dinheiro.

Atualizado há poucos minutos, publicado em
Lucas Matos
Teste atualizado dos melhores antivírus de 2022 para PCs com Windows
Teste atualizado dos melhores antivírus de 2022 para PCs com Windows

Instalar o melhor antivírus para PC continua sendo a primeira recomendação quando o assunto é segurança e remoção de vírus do Windows. Ainda mais com o aumento de ataques cibernéticos devido ao número crescente de pessoas trabalhando online.

Inegavelmente, os melhores hackers do mundo estão sempre se atualizando e criando soluções maliciosas a todo instante. Todo esse trabalho é feito com o intuito de invadir o seu PC e outros dispositivos com acesso à Internet, inclusive aparelhos Android e IOS.

Portanto, isso comprova que você deve, o mais rápido possível, garantir a proteção dos seus dispositivos com o melhor antivírus de 2022.

Mas não se desespere, todos os anos a organização AV-Comparatives, líder no laboratório de análises de softwares de segurança, realiza a classificação dos melhores antivírus. Por isso, não existe uma fonte melhor do que ela para somar com os nossos próprios testes e poder lhe indicar o antivírus mais eficiente.

Ranking dos melhores antivírus de 2022

Kaspersky Total SecurityMelhor antivírus da atualidadeCupom 60% OFF
Avira Internet SecurityMelhor antivírus baratoCupom 60% OFF
Bitdefender Internet SecurityMelhor Antivírus para empresasVer melhor preço

Testes atualizados para PCs com Windows: Qual o melhor antivírus para 2022?

Criamos uma metodologia bem precisa que consiste na média de pontos para cada programa conforme o seu resultado nos principais quesitos de segurança listados abaixo:

  1. Proteção em tempo real contra vírus e ataques online
  2. Remoção de malwares e ameaças pré-instaladas na máquina
  3. Falso-positivo ou arquivos bloqueados de forma incorreta
  4. Desempenho: Qual o antivírus mais leve?
  5. Resultado: Qual o melhor antivírus?

Vale ressaltar que usamos o Windows 10 com todos os updates de segurança instalados, assim como as versões mais recentes dos antivírus testados. Certamente, essas medidas são para garantir a precisão dos resultados e simular a mínima segurança que você precisa ter ao usar o seu computador.

Além disso, também notará que há resultados nos quais alguns antivírus empatam e, logicamente, recebem a mesma pontuação.

Kaspersky Total Security com até 60% de desconto

  • Antiphishing
  • Proteção para pagamentos
  • VPN inteligente e rápida
  • Bloqueador de anúncios
  • Navegação privada
  • Proteção de webcams
  • Licença: 1 ano

Proteção em tempo real contra vírus e ataques online

1009998979695AvastAVGAviraBitdefenderESETG DATAk7KasperskyMalwarebytesMcAfeeMicrosoftNortonPandaTotalAVTotal DefenseTrend MicroVIPRE 99.9899.9899.9999.9999.7799.9999.8510099.7599.9799.9610010099.9399.9898.6199.98
É realizado em cada antivírus a análise da detecção de ameaças reais em banco de dados infectados, sites suspeitos e links com malwares.

Em síntese, o teste “proteção em tempo real” mostra quão seguro o seu computador está contra ameaças antes mesmo delas conseguirem causar algum dano. Ou seja, o software de segurança monitora em tempo real todas as solicitações e acessos realizados na máquina e faz o bloqueio quando necessário.

Os resultados são baseados em mais de 350 análises ao vivo da proteção contra links maliciosos apontados para malwares, ao mesmo tempo que é simulado a navegação de um usuário comum.

Infelizmente, até o melhor programa não vai deixá-lo 100% seguro, pois existem milhares de ameaças espalhadas pela internet além das 350 usadas como amostras neste teste. Por isso, vale o bom senso na hora de abrir links e fazer o download de arquivos de fontes desconhecidas.

Remoção de malwares e ameaças pré-instaladas na máquina

100806040200AvastAVGAviraBitdefenderESETG DATAk7KasperskyMalwarebytesMcAfeeMicrosoftNortonPandaTotalAVTotal DefenseTrend MicroVIPRE96.8596.8597.3597.8096.1098.6094.6099.9885.3087.5079.5589.7563.9097.2097.8061.8097.80
É analisada a detecção de malwares em programas e arquivos baixados da internet e instalados por pendrives

Uma das pragas virtuais que mais causam danos nos computadores dos internautas são os malwares. Esses agentes maliciosos são partes de um software que foi desenvolvido com o intuito de roubar informações pessoais, utilizar os recursos do seu PC e causar muitos estragos, podendo até danificar sua máquina permanentemente.

Recomendamos que leia a matéria que explica com mais detalhes a respeito dos principais tipos de pragas virtuais encontrados na atualidade: Qual a diferença de vírus e malwares.

Neste teste, foi enviado para o computador do laboratório uma amostra contendo 10.013 arquivos infectados. Após isso, analisou-se como cada antivírus se comportou perante as brechas de segurança e propagação de pragas pelas portas USBs (uso de pen drives) e dispositivo de rede.

Além disso, foi realizada a detecção de ameaças em sistemas que foram comprometidos antes da instalação do antivírus.

Em resumo, foi mensurado o quão protegido o sistema pode estar contra infecções por malwares, tanto em cenários on-line, quanto off-line. Neste caso, quando as amostras não são encontradas pelos antivírus, passa a ser usada a internet para que o programa testado utilize 100% dos seus recursos, como a detecção comportamental de arquivos suspeitos.

O troféu vai para o antivírus da Kaspersky que obteve 99.98% de detecção contra vírus, seguido pelo Avira em segundo lugar com taxa de 97.35%.

Qual a diferença entre “remoção de malware off-line” e “remoção de malware on-line”

Remoção de malware On-line: A maioria dos antivírus apresentados aqui usa tecnologias em nuvem para fazer consultas em seus bancos de dados e ganhar uma ajuda extra de seus servidores com intuito de aumentar a precisão da detecção de malwares.

Remoção de malware Off-line: Os recursos on-line podem fazer falta quando o seu computador estiver sem rede. Por isso se analisa quão dependente da internet estão os principais antivírus da atualidade e como se saem na proteção contra as milhares de ameaças da amostra.

Falso-positivo ou arquivos bloqueados de forma incorreta

50403020100AvastAVGAviraBitdefenderESETG DATAk7KasperskyMalwarebytesMcAfeeMicrosoftNortonPandaTotalAVTotal DefenseTrend MicroVIPRE 33780191624450503824423
É analisado o número de alertas falsos que cada antivírus detecta erroneamente quando um programa verídico é instalado.

Muitos não sabem, mas os antivírus, em algumas ocasiões, identificam arquivos, links ou programas de terceiros como uma ameaça ou malware quando, na verdade, não são. Isso ocorre por vários motivos, um deles é a falta de atualização do software de proteção, já que o banco de dados pode estar desatualizado.

Outro motivo é quando o programa verificado pelo antivírus se comporta como uma ameaça ao modificar áreas incomuns e importantes para o funcionamento do Windows. Um bom exemplo de aplicação que causa muito alerta falso são os anti-cheats de jogos.

Este teste de “falso-positivo”, ou alarme falso, se concentra em analisar os sites e programas bloqueados incorretamente pelos antivírus.

Aqui, quanto menor o número de alarmes falsos, melhor o desempenho do software. A classificação, de cima pra baixo, ficou a seguinte:

ESET com 0 avisos, Kaspersky e TotalAV com apenas 2 e, empatados em terceiro lugar, Avast, AVG e VIPRE com apenas 3 alertas falsos.

Desempenho: Qual o antivírus mais leve?

2520151050AvastAVGAviraBitdefenderESETG DATAk7KasperskyMalwarebytesMcAfeeMicrosoftNortonPandaTotalAVTotal DefenseTrend MicroVIPRE2.52.47.443.58.42.62.212.86.124.16.51.98.521.615.18.6
É analisado o impacto no sistema operacional e a quantidade de recursos usados pelos antivírus que aumentam o uso da CPU e memória RAM.

O teste de desempenho mede o impacto do antivírus na performance do PC, ou seja, o quão lento a máquina fica após a sua instalação.

Para este quesito, foi realizada a análise nas atividades de tempo de cópia e transferência de arquivos, descompactação de programas, remoção de aplicativos instalados, tempo de inicialização de programas, tempo de download de arquivos e navegação de sites.

Também foram feitos testes de performance pelo PC Mark 10 que serviu como uma ferramenta mais profissional e precisa para a pontuações de cada programa.

Os melhores resultados foram dos antivírus que obtiveram menor tempo no gráfico. Nesse sentido, os vencedores foram Panda, Kaspersky e AVG com 1.9s, 2.2s, 2.4s de atraso respectivamente.

Qual o melhor antivírus pago de 2022?

Kaspersky Total Security com até 60% de desconto

  • Antiphishing
  • Proteção para pagamentos
  • VPN inteligente e rápida
  • Bloqueador de anúncios
  • Navegação privada
  • Proteção de webcams
  • Licença: 1 ano

Considerando todas as principais análises de “Proteção em tempo real”, “Remoção de malwares”, “Falso-positivo” e “Desempenho”, foi possível concluir que o melhor antivírus de 2022 é o kaspersky Total Security, com uma nota de 40 pontos e média de 10/10 pontos.

Já o segundo lugar, mas não menos importante, se destacou o antivírus premium Avira Antivirus Pro que foi acompanhado, na terceira posição, pelo Bitdefender Internet Security.

Ranking final dos melhores antivírus de 2022

Chegamos ao final de mais um ranking anual do melhor antivírus e, surpreendentemente, os testes no laboratório comprovaram que a maioria dos antivírus possui uma ótima proteção contra qualquer tipo de malware.

Entretanto, o maior destaque deste ano foi para o Kaspersky. Confira o ranking completa abaixo:

Melhor antivírusProteçãoRemoçãoF.PDesempenhoTotal
1 - Kaspersky Total S.1010101040
2 - Avira Antivirus Pro10981037
2 - Bitdefender Internet S.10981037
3 - Avast Free Antivirus9891036
3 - AVG Free Antivirus9891036
4 - VIPRE Advanced S.999835
5 - Total AV Total Security6910833
6 - McAfee Total Protection949931
6 - ESET Internet Security38101031
6 - G Data Total Security1094831
7 - Total Defense Essential999128
8 - Norton 3601051925
9 - K7 Total Security2741023
9 - Panda Free Antivirus10121023
10 - Malwarebytes Premium221611
10 - Trend Micro Internet S.222511

Qual o antivírus mais seguro? Gratuito ou Pago?

Vale lembrar que os melhores hackers do mundo estão sempre se atualizando e criando soluções maliciosas a todo instante.

Todo esse trabalho é feito com o intuito de invadir o seu PC e outros dispositivos com acesso à Internet, inclusive aparelhos Android e IOS.

Por sorte, as desenvolvedoras de antivírus e ferramentas de segurança on-line também estão constantemente criando soluções contra vários tipos de ameaças. Sem falar que atualizam constantemente seus bancos de dados com novas “vacinas”, dessa maneira, auxiliando ainda mais na proteção contra trojans, malwares, vírus, entre outros.

Apesar da existência dos programas gratuitos, provavelmente, o vencedor entre eles não terá a mesma proteção do último no ranking dos melhores antivírus pagos.

Portanto, às vezes, o barato sai caro. Nesse jogo, é a sua segurança em risco.

Além disso, todas as melhorias e novas soluções chegam primeiro para aqueles que compram a versão completa (premium) do antivírus.

Kaspersky Total Security com até 60% de desconto

  • Antiphishing
  • Proteção para pagamentos
  • VPN inteligente e rápida
  • Bloqueador de anúncios
  • Navegação privada
  • Proteção de webcams
  • Licença: 1 ano

Qual o melhor antivírus gratuito de 2022?

Se você ainda acredita não ser necessário comprar a versão completa, então, no mínimo, deve ficar atento ao ranking dos melhores antivírus gratuitos.

Como algumas empresas utilizam o mesmo núcleo de segurança nas suas versões gratuitas, recomendamos que você baixe o Kaspersky Free ou Avira Free. Com qualquer um deles, você terá quase a mesma experiência das suas versões pagas, só que com menos ferramentas de proteção.

Como se proteger contra vírus de computador?

Em resumo, os malwares englobam todos os softwares maliciosos, dentre eles, os vírus de computador, trojans, keyloggers, spywares, entre outros.

Lógico que um antivírus não é a solução perfeita para tudo e, em raríssimas ocasiões, pode deixar passar alguma dessa ameaças que ainda não esteja no seu banco de dados.

Por isso, não adianta apenas pegar a versão gratuita do software, pois sempre a versão premium terá maior proteção e mais ferramentas contra as diversas ameaças encontradas na internet.

Qualquer um que use ativamente o e-mail, clique em links desconhecidos, navegue em sites e faça o download de programas corre o risco de ser infectado.

Pense bem, se até grandes figurões da tecnologia já foram hackeados, como Bill Gates e Elon Musk, por que não se proteger usando um bom antivírus?

Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas como você possam ficar cada vez mais protegidas contra vírus e outros tipos de ameaças.

Melhor antivírus do ano

Kaspersky Total Security com até 60% de desconto

  • Antivírus em tempo real
  • Antiphishing
  • Proteção para pagamentos
  • VPN inteligente e rápida
  • Bloqueador de anúncios
  • Navegação privada
  • Proteção de webcams
  • Bloqueador de conteúdo para adultos
  • Gerenciamento do tempo de tela
  • Localizador GPS de Crianças
  • Proteção de arquivos
  • Gerenciador de senhas
  • Licença: 1 ano

Lucas Matos

CEO e Editor-chefe

CEO, Fundador do Techinter e Redator Chefe. Estudante de Engenharia Civil e dono de um micro e-commerce de eletrônicos. Viciado em tecnologia, games, filmes e música boa.