Techinter

Melhor Placa de Vídeo: Qual comprar em 2022?

A hora da escolha de uma boa placa de vídeo tem que ser vital. Pensando nisso, elaboramos uma lista com as melhores placas de vídeo para comprar em 2022.

Atualizado há 6 meses, publicado em
Lucas Matos
Melhor placa de vídeo para comprar
Melhor placa de vídeo para comprar

Se o seu interesse é comprar a melhor placa de vídeo, seja para curtir seus games ou trabalhar como designer gráfico, veio ao lugar certo. Pois aqui listamos as principais alternativas para que você possa fazer a escolha mais precisa da melhor placa de vídeo para suas tarefas diárias.

Antes de tudo, lembramos que as opções da lista abaixo apresentam bom desempenho, permitindo ao seu computador a melhor performance gráfica. Pois a escolha da melhor opção, conforme os seus objetivos, poderá fazer toda a diferença em suas atividades profissionais e/ou de entretenimento.

Saiba qual é a melhor placa de vídeo para você comprar

Melhor placa de vídeo de 2022 - Qual escolher entre as mais potentes da atualidade?
Melhor placa de vídeo de 2022 – Qual é a melhor placa de vídeo para jogos? Qual escolher e comprar entre as mais potentes da atualidade?

A princípio, placas de vídeos são dispositivos poderosos produzidos com o que há de mais avançado em termos tecnológicos e, por isso, não são baratos. Mas, por haver grandes players buscando dominar esse mercado, as placas de vídeo apresentam recursos avançados e resoluções gráficas cada vez melhores.

Todavia, antes de elencarmos aqui a lista das melhores placas de vídeo do mercado, vamos dar algumas dicas de como escolher a mais ideal para você. Isto é, aquela que pode oferecer padrões de imagem e qualidade de vídeo que você necessita.

Certamente que uma placa gráfica pode servir para diferentes usos, qualquer leigo sabe disso. No entanto, existem algumas que apresentam melhor rendimento em atividades específicas. Por exemplo, existem alternativas mais indicadas para gamers, outras para designers gráfico etc.

Ou seja, para jogos de computador a melhor placa de vídeo deve apresentar:

  • Maior velocidade de processamento dos quadros (FPS);
  • Boa quantidade de memória RAM;
  • Sistema de resfriamento eficiente;
  • GPU com boa especificação técnica.

Por isso, à medida que o tempo passa e com a chegada de jogos com gráficos cada vez mais exigentes, placas de vídeo mais antigas não apresentam uma boa performance.

Contudo, se a atividade que você vai desempenhar no seu computador for a manipulação de imagens comuns ou qualquer outra atividade menos avançada, uma placa mais básica pode atender muito bem. Afinal, você não precisa comprar um canhão para matar um mosquito.

O que a melhor placa de vídeo precisa ter?

Melhor placa de vídeo da mundo é a RTX 3090 da NVIDIA

Para que possa fazer a escolha da placa gráfica ideal para você é necessário estar atento a alguns detalhes importantes. Pois são características determinantes que comprovam se o dispositivo realmente tem a capacidade e qualidade para atender aquele desempenho que você espera dele.

Portanto esteja atento aos seguintes pontos:

  • Quantidade, capacidade e tipo de memória VRAM;
  • Tipo e eficiência do sistema de refrigeração utilizado;
  • Frequência da GPU do dispositivo;
  • Capturas e número de saídas de vídeo (FPS).

Quantidade, capacidade e tipo de memória VRAM

Independente da sua finalidade, a melhor placa de vídeo precisa ter uma boa capacidade de memória VRAM. Já que quanto maior a quantidade dessa memória, melhor e mais rápida será ajustar as imagens a resolução do monitor usado. Pois quanto maior a resolução, maior será a exigência de memória para esta tarefa.

Atualmente a melhor placa de vídeo precisa dispor de uma capacidade de memória de 4GB ou mais. Primordialmente para exibição de imagens em Full HD ou de maior resolução. Entretanto, não é necessário se desfazer de sua placa se ela tiver uma capacidade menor, mas ainda assim estiver atendendo suas necessidades.

Mas em se tratando do tipo de memória, podemos dizer que é importante você estar atento ao GDDR. Quanto mais recente essa tecnologia melhor será o rendimento do seu dispositivo, visto que maior será a frequência do mesmo. As versões mais recentes (GDDR5 e GDDR6) são as mais indicadas para a nova geração de games criados.

Tipo e eficiência do sistema de refrigeração utilizado

Refrigeração da placa de vídeo - NVIDIA
Refrigeração da placa de vídeo – NVIDIA

O desempenho de uma placa gráfica também depende da eficiência do seu sistema de refrigeração. O que, por sua vez, está ligado ao tipo de tecnologia utilizada para levar a cabo o resfriamento do dispositivo. Mas o que não falta em uma boa placa de vídeo são coolers, salvo raras exceções.

O que frequentemente encontramos nas melhores placas de vídeo é um par de coolers poderosos e eficientes, o que mantém sob controle a temperatura do dispositivo. Mas existem boas placas com apenas um cooler também, embora esta não seja a regra.

Sem dúvida que um bom sistema de resfriamento é fundamental para o desempenho da sua melhor placa de vídeo. Visto que isso impede tanto que ela tenha um rendimento mais deficitário, quanto corra o risco de apresentar problemas irreversíveis.

Frequência da GPU do dispositivo

A GPU que nada mais é que a frequência do processador de vídeo é um elemento essencial na sua escolha da melhor placa de vídeo. Sobretudo se você for um gamer, seja profissional ou amador. Já que esse é um tipo de atividade em que o uso da GPU é muito requisitado.

Em resumo podemos dizer que a capacidade da GPU é que vai ditar o desempenho de sua placa gráfica. Pois o “Clock”, que é medido na frequência dos MHz, é o fator determinante na rapidez do processamento do dispositivo.

As placas atualmente disponíveis no mercado apresentam grandes diferenças em se tratando de “clocks”. Posto que encontramos opções com variações de frequência de até 500%. Portanto, deve-se optar por aquele com maior clock possível, desde que esteja dentro do seu orçamento, obviamente.

Capturas e número de saídas de vídeo

Se acaso você é um gamer ou adora jogos e deseja a melhor placa de vídeo voltada a streamings e com capacidade de realizar capturas de tela, saiba que existem dispositivos específicos para isso. Elas permitem compartilhar online em tempo real das capturas tiradas.

Estas placas caem como uma luva para aqueles jogadores que desejam compartilhar suas lives ao vivo ou capturar imagens de momentos importantes. Sendo assim, você precisa estar atento ao clock tratado no tópico anterior e à quantidade de memória da placa de vídeo.

Outro fator interessante é o número de saídas que a placa dispõe. Pois, uma boa variedade de conectores permite que a mesma possa ser ligada em distintos modelos de monitores. Portanto, é preciso estar atento à compatibilidade das conexões do dispositivo que você pretende adquirir (VGA, DVI, HDMI e Display port).

Existem algumas conexões que não fazem mais sentido para quem usa modelos novos de computadores. Mas se sua máquina não é de última geração, vale a pena dar uma verificada se a placa dispõe de portas VGA ou DVI. Caso contrário você terá que fazer uso de adaptadores.

Vale lembrar que as saídas HDMI e Display port são mais avançadas tecnologicamente. Desse modo, elas são mais indicadas para atividades em que se exige resoluções de imagem mais altas. 

As 15 melhores placas de vídeo para comprar em 2022

Chegou o momento de listarmos as melhores placas de vídeo do ano de 2022. Estes dispositivos são de ponta, tecnologicamente falando, por isso são muito usados juntamente com softwares de modelagem 3D, games avançados e outros programas para designer gráfico e desenvolvimento de projetos de engenharia, etc…

Hoje em dia, a tecnologia nos proporciona placas cada vez mais avançadas com uma capacidade que era impensada anos atrás. Por isso, separamos aquelas consideradas as melhores por muitos usuários comuns, profissionais e gamers entusiastas. Confira.

1. RTX 3090 EVGA

EVGA RTX 3090 – A melhor e mais potente placa de vídeo da atualidade
EVGA RTX 3090 – A melhor e mais potente placa de vídeo da atualidade

Uma opção a considerar no momento de escolher a melhor placa de vídeo é o modelo EVGA RTX 3090. Visto que é uma das opções disponíveis atualmente com o melhor desempenho e desenhada para proporcionar a melhor experiência em 4k com 60 FPS. Ideal também para projetos de ramos diversos da engenharia.

Entre outras vantagens, ela possui 24 GB de ram GDDR6X, além de interface com 384 bits possibilitando um processo de renderização perfeita em menor tempo. Por essa razão permite um trabalho com audiovisual incrível para os gamers mais exigentes do mercado.

2. RTX 2080 Super HOF

RTX 2080 Super HOF – A placa de vídeo mais bonita e uma das mais poderosas do mundo

Esta é outra que disputa o posto de melhor placa de vídeo na opinião de muitos. Se trata de uma excelente placa gráfica da linha Hall of Fame, da Nvidia, que trabalha pesado entregando resultados incríveis. A Super HOF da família RTX 2080 permite bons resultados para profissionais que trabalham com resoluções mais altas.

Ela vem com a tecnologia RayTracing importante para jogos e modelagem, possibilitando um visual acima de qualquer expectativa. Ideal para aqueles que exigem performance em FullHD, QuadHD e 4K. Essa placa gráfica trabalha com clock de 1845 Mhz e possui interface de 256 bits.

3. RTX 2070 Super Gigabyte

RTX 2070 Super Gigabyte - Uma das melhores placas de vídeo para comprar na Amazon
RTX 2070 Super Gigabyte – Uma das melhores placas de vídeo para comprar na Amazon

Em resumo, se trata de um dispositivo com desempenho excelente e que certamente poderá ser a sua melhor placa de vídeo. Pois ela é produzida para um alto overclock com a placa gráfica funcionando no modo turbo, chegando a atingir 1815 Mhz.

O rendimento desse acelerador gráfico é surreal trabalhos com resolução QuadHD ou Full HD. Além disso, já vem com a tecnologia DirectX 12. Mas a principal a característica que o torna um produto acima da média é o seu sistema de resfriamento eficiente, composto por coolers de alta potência que garante um melhor controle da temperatura.

4. NVIDIA QUADRO RTX 4000

QUADRO RTX 4000
NVIDAI QUADRO RTX 4000 – Uma das placas de vídeo mais caras do mundo

Antes de tudo, esta placa de vídeo foi projetada para cumprir o mesmo papel da conhecida QUADRO RTX 5000. Contudo esta versão da placa é direcionada a pessoas que dispõe de um orçamento mais limitado ou não buscam um desempenho tão avançado em termos de produções virtuais. Este dispositivo entrega o que promete e seu rendimento satisfaz grande parte das exigências dos clientes.

5. RX 6900 XT Powercolor

Powercolor RX 6900 XT – Melhor placa da AMD
Powercolor RX 6900 XT – Melhor placa da AMD

As placas gráficas AMD XT’s são novas no mercado, elas chegaram às lojas recentemente já com a tecnologia denominada Navi 21. Entre outras coisas, esta tecnologia oferece uma alta performance em processamento gráfico para vídeos, games, modelagens, dentre outros.

Por essa razão ela é apreciada por profissionais de distintos setores, já que agrega velocidade a qualquer tarefa, reduzindo os tempos de espera e execução. Da mesma forma, a RX6900XT é perfeita para o desenvolvimento de projetos mais exigentes que exigem um fluxo maior de trabalho em menor tempo.

Em suma, esta pode ser a melhor placa de vídeo para quem está buscando performance de alto nível para trabalhos que exigem máximo desempenho. Por isso, conta com um clock alto e 3 fans poderosos para um resfriamento mais eficiente. Perfeita para games com frames altos em 4K.

6. RX 5700 XT Powercolor

RX 5700 XT Powercolor - Placa custo benefício
RX 5700 XT Powercolor – Placa custo beneficio

Se trata de uma placa de vídeo desenvolvida para alto desempenho com baixo consumo de energia elétrica. Além disso, ela apresenta bom desempenho e é uma das primeiras com GPU AMD a vir com tecnologia de microarquitetura Navi e memórias de 8GB GDDR6.

A RX5700XT PowerColor tem rendimento excepcional em termos de processamento gráfico de vídeos. Do mesmo modo, quando falamos de jogos os resultados também são muito satisfatórios, especialmente em trabalhos realizados em resolução 2K.

7. RTX 2060 OC PCYes

Se você optar pela RTX 2060 da PCYes, com certeza estará escolhendo uma das melhores placas gráficas da categoria. Primordialmente para aqueles que precisam de uma boa placa, mas contam com um orçamento limitado.

Em síntese, podemos afirmar que ela roda os jogos recentes com exibição gráfica de ponta, mantendo uma boa estabilidade com 60 FPS e indicada para o FullHD. Em se tratando de atividades profissionais da área de design gráfico, este acelerador gráfico oferece um bom respaldo para atividades que requerem processador gráfico dedicado.

  • Peso: 2.0kg;
  • Interface = 192 bits;
  • Memória Ram = 6GB GDDR6;
  • Clock de memória = 1365Mhz;
  • Dimensões = 30cm x 10cm x 5cm;
  • Saídas = 1 DisplayPort, 1 HDMI e 1 DVI.

8 – RTX 3070 Phoenix

A RTX 3070 é uma das novas integrantes da nova linha de aceleradores de vídeo da NVIDIA. Ela vem com 8GB de memória GDDR6, clock alto, boa interface gráfica. Por isso mesmo é perfeita para programas que trabalham com renderização pesada e demonstra um rendimento impressionante nos games mais novos.

Igualmente suporta resolução 4k com entrega alto FPS em jogos de máxima exigência gráfica. Ademais, essa placa de vídeo possui um bom design, como todas da mesma linha, e possui dimensões maiores. O que um gabinete com um bom espaçoso e uma fonte de energia robusta para suprir sua demanda por energia.

  • Peso: 1.2kg;
  • Interface = 256 bits;
  • Memória Ram = 8GB GDDR6;
  • Clock de memória = 1725Mhz;
  • Dimensões = 29cm x 12cm x 5cm;
  • Saídas = 3 DisplayPort e 1 HDMI.

9 – RTX 3090 GALAX

Certamente que esta é uma das placas gráficas mais de maior sucesso neste ano. Se trata da primeira opção na opinião dos maiores profissionais e gamers. Sua performance é alta em trabalhos pesados, por isso conta com o sistema de resfriamento à altura, com 3 fans potentes que contam com RGB.

A princípio, a RTX 3090 GALAX conta com excelente desempenho, principalmente por contar com memórias GDDR6X, que entrega uma velocidade surpreendente. Com uma farta quantidade de memória de vídeo e clocks altos, acompanhados de uma interface de 384 bits para um bom trabalho em 4K e altas frequências.

  • Peso: 3.5kg;
  • Controle de RGB;
  • Interface = 384 bits;
  • Memória Ram = 24GB GDDR6x;
  • Clock de memória = 1710 Mhz;
  • Dimensões = 33cm x 13cm x 6cm;
  • Saídas = 3 DisplayPort e 1 HDMI 2.1.

10 – RTX 3070 ASUS

A ASUS é uma marca de grande destaque quando se trata de placas gráficas. A RTX 3070 especificamente entrega um ótimo desempenho devido a sua elevada frequência em memórias de vídeo. Sua GPU executa renderização de modelos 3D e de vídeos 4k de forma fácil e rápida.

Do mesmo modo, ela permite edição de vídeos em 4k com ótimo rendimento, inclusive em transmissões Full HD em tempo real. Essa tem grande potencial para ser a sua melhor placa de vídeo.  Principalmente se você gosta de jogos recentes que apresentam uma qualidade gráfica absurda, com 4k e níveis altos de FPS.

  • Peso: 1.2kg;
  • Interface = 256 bits;
  • Memória Ram = 8GB GDDR6;
  • Clock de memória = 1845 Mhz;
  • Dimensões = 30cm x 12cm x 5cm;
  • Saídas = 3 DisplayPort e 2 HDMI.

11 – RTX 2070 Super GALAX

Essa placa de vídeo foi projetada para trabalhar com PC’s e instalações compactas. Por isso ela conta com não mais que 2 fans para o resfriamento, já que isso permite a ela ter menores dimensões sem perdas de desempenho. Uma opção bem conveniente para pessoas que não dispõem de grande espaço para a instalação da mesma.

Se acaso você não dispõe de um espaço maior para instalar a sua placa de vídeo ou goste de produtos compactos, essa pode ser sua melhor placa de vídeo. Isso sem prejudicar o desempenho. Ela também conta com a vantagem de ativar o overclock com somente 1 clique e possui uma boa quantia de memória GDDR6.

  • Peso: 1.46kg;
  • Interface = 256 bits;
  • Memória Ram = 8GB GDDR6;
  • Dimensões = 29cm x 14cm x 5cm;
  • Saídas = 4 DisplayPort e 2 HDMI.

12 – RTX 3090 Pny

A RTX 3090 Pny usa a tecnologia de vanguarda “Ampere”, além disso, ela conta com arquitetura RTX de 2ª geração muito conceituada no mercado. Não é à toa que ela consta na lista das melhores placas de vídeo, principalmente por conta uma quantidade generosa de memória de vídeo GDDR6X, altíssimo clock e interface gráfica de 384 bits.

Esta placa gráfica é recomendada para quem procura alto desempenho para jogos e trabalhos que requerem processamento gráfico pesado em 4k. Para controlar a alta temperatura provocada pelo alto rendimento em trabalho exigentes, ela vem com três fans cuja velocidade é controlada por drive inteligente conforme a necessidade de resfriamento da placa.

  • Peso: 1.5kg;
  • Interface = 384 bits;
  • Clock de memória 1395Mhz;
  • Memória Ram = 24GB GDDR6X;
  • Dimensões = 31cm x 11cm x 6cm;
  • Saídas = 3 DisplayPort e 1 HDMI;

13 – NVIDIA QUADRO RTX5000

Esta é a melhor placa de vídeo voltada para atividades profissionais da área criativa, a saber, aqueles que atuam em projetos de grande complexidade e que exigem velocidade de processamento alta e grande eficiência. Como exemplo, podemos citar os designers gráficos, profissionais que trabalham com animações, ambientes VR e modelagem 3D.

Sua alta performance demonstra todo o poder que esta placa gráfica pode oferecer para projetos de variados âmbitos que precisam de velocidade, poder de processamento e estabilidade. Tudo isso para que você alcance um excelente resultado final no menor tempo possível.

  • Peso: 1.3kg;
  • Interface = 256 bits;
  • Memória Ram = 16GB GDDR6;
  • Dimensões = 26cm x 20cm x 11cm;
  • Saídas = 4 DisplayPort e 1 USB-c;

14 – RTX 3070 Phantom

A RTX 3070 é um acelerador gráfico da nova geração da Nvidia, tida por muitos como uma das melhores placas de vídeo da atualidade. Visto que apresentam um desempenho impressionante ao executar trabalhos que exigem grande poder de processamento.

Igualmente possui uma boa quantidade de memória dedicada de vídeo GDDR6 e interface gráfica 256 bits. Em suma, um produto indicado para profissionais do mercado audiovisual que requerem processamento gráfico de alto nível em 4K. Além disso, a RTX 3070 Phantom conta com suporte para realidade virtual criadores e jogadores online.

  • Peso: 1.86kg;
  • Interface = 256 bits;
  • Memória ram = 8GB GDDR6;
  • Clock de memória 1725Mhz;
  • Dimensões = 37 cm x 21.4 cm x 9.8 cm;
  • Saídas = 3 DisplayPort e 1 HDMI.

15 – RTX 2080Ti X Trio MSI

Esta é uma placa de vídeo desenhada pela MSI para atender as exigências de trabalhos profissionais mais pesados. Pois trabalham com muita potência gráfica para entregar resultados aprimorados em tempo reduzido. Voltada para interessados em inovação tecnológica.

Por isso ela conta com um poderoso sistema de resfriamento formado por 3 fans eficientes para controlar a temperatura de trabalho. Ou seja, mantendo-a dentro de patamares aceitáveis, ainda que sob cargas de estresse excessivas. Placa de segunda geração com raytracing e tecnologia DLSS, com boa quantidade de memória e alto clock.

  • Peso: 1.55kg;
  • Interface = 256 bits;
  • Memória Ram = 11GB GDDR6;
  • Clock de memória 1755Mhz;
  • Dimensões = 33cm x 14cm x 6cm;
  • Saídas = 3 DisplayPort, 1 HDMI 2.0 e 1 USB-c.

Lucas Matos

CEO e Editor-chefe

CEO, Fundador do Techinter e Redator Chefe. Estudante de Engenharia Civil e dono de um micro e-commerce de eletrônicos. Viciado em tecnologia, games, filmes e música boa.