Em tempos de aparelhos cada vez mais modernos, uma das queixas mais comuns entre os usuários de smartphones persiste na duração da bateria. Em busca de mais minutos com o celular ligado, alguns “truques” se popularizaram, gerando também dúvidas sobre o que realmente é mito ou verdade.
Bateria: Verdade x Mentira
Na dúvida, buscar por informação pode ser a solução para garantir o melhor aproveitamento do dispositivo e não prejudicar seu aparelho. Por isso, assim como no artigo “As 5 maiores dúvidas sobre baterias de notebooks”, você vai poder conferir as nossas dicas sobre baterias de smartphones:
01. O ideal é deixar a bateria chegar a 0% antes de carregá-la:
MENTIRA. Pelo contrário, o correto é não deixar a bateria alcançar esse extremo. A recomendação é recarregar antes da energia chegar abaixo de 40%.
02. Não se pode remover o carregador antes dos 100%:
MENTIRA. Na verdade, manter o carregamento de baterias de íon de lítio até 80% ajuda a prolongar a vida útil da bateria, pois (novamente) evita que ela chegue aos extremos. No entanto, deixar o celular atingir esse nível não é prejudicial, já que os aparelhos deixam de receber energia quando alcançam 100% de carga. Mesmo assim, não é aconselhado ultrapassar 10 horas de carregamento.
03. Baterias de celular podem ficar viciadas:
MENTIRA. Elas não sofrem com o efeito da “memória” para se tornarem viciadas.
04. Carregadores de má qualidade podem danificar a bateria:
VERDADE. Dispositivos falsificados devem ser evitados por não apresentarem bom desempenho e, ainda, descumprirem normas de segurança.
05. Não se pode utilizar carregadores de marcas diferentes do aparelho:
MENTIRA. Carregadores genéricos podem ser utilizados. Porém, o desempenho tende a ser pior que o do carregador original, demorando mais tempo para completar o carregamento.
06. Modo avião torna o carregamento mais rápido:
VERDADE. O segredo é que essa opção desconecta conexões 3G, 4G e Wi-Fi, poupando o processamento do aparelho. Mas não se engane, a diferença de tempo pode não ser muito expressiva.
07. O primeiro carregamento da bateria deve ser o mais demorado:
MENTIRA. Com a utilização de materiais mais modernos nas baterias, essa regra ficou ultrapassada.
08. Carregar a bateria via USB pode ser mais demorado:
VERDADE. Entradas USB não contam com a mesma potência de energia de uma tomada, podendo levar o dobro do tempo de carregamento. Além disso, carregar o smartphone através do USB pode causar um maior aquecimento da bateria.
09. A temperatura afeta a bateria:
VERDADE. O calor pode reduzir o tempo de duração e, até mesmo, danificar a bateria. Nessas horas, o correto é ventilar o celular, removendo qualquer objeto que esteja vedando o aparelho.
Como Aumentar a Economia de Energia no Celular
Para sorte daqueles que não vivem sem seu smartphone, alguns cuidados podem ser adotados para melhorar o desempenho da bateria. Uma das táticas mais comuns é o uso de aplicativos de economia de energia, que reúnem funções como o monitoramento do consumo de carga de cada componente instalado no celular e o diagnóstico de perdas fora do comum.
Outro método muito eficaz é recorrer a aplicativos de uso consciente da bateria. Ou seja, recursos aptos a rodar com velocidade total, mas com baixo impacto na carga. Um exemplo são os programas antivírus para Android, capazes de armazenar detecção do vírus direto na nuvem e não no aparelho – poupando esforços da bateria e, consequentemente, fazendo-a durar mais.
Para completar, outras dicas podem ser valiosas, tais como:
- Reduzir o brilho da tela;
- Desligar conexões fora de uso;
- Desativar notificações;
- Fechar aplicativos inativos e diminuir o tempo de bloqueio da tela;