Techinter

Saiba o que é Overclock e qual foi o maior recorde realizado em um processador

A maior marca já registrada até o momento. Com incríveis 8.429 GHz, AMD consegue bater o recorde de maior overclock realizado em um processador.

Atualizado há 6 meses, publicado em
Lucas Matos
Overclock
Overclock

Resumidamente, overclock é o aumento da realização de processos que um componente eletrônico pode exercer, com isso, é possível fazer com que hardwares mais antigos cheguem a ter potência semelhante aos mais novos, assim como também, hardwares mais novos consigam ultrapassar o limite da tecnologia atual, ou seja, é o processo de forçá-los a trabalharem acima da especificação da fabricante.

Geralmente, são entusiastas e gamers que fazem o uso desta prática para obterem maiores números de processamento e melhor desempenho nos jogos. Hoje, algumas empresas, como a AMD, já estão vendendo produtos com overclock de fábrica.

No meio de tanto entusiasmo, há grupos que se reúnem em competições de overclocking para ganhar prêmios e bater limites de processamento. Os números, que alguns conseguem quebrar, são impressionantes, sendo que AMD está mantendo o recorde de maior overclock, na categoria processadores, há mais de 3 anos. Veja o vídeo abaixo:

O processador usado foi o AMD FX 8150 com a arquitetura Bulldozer. O hardware chegou a incríveis 8.429,38 MHz de clock, fazendo a AMD entrar para o Guiness. Tudo isso foi possível com uma análise minuciosa da estabilidade do processador e um resfriamento constante com gás hélio.

Há relatos que, pouco tempo depois do recorde do processador da AMD, uma única pessoa realizou o mesmo teste com algumas alterações, obtendo maior número de MHz do que a marca registrada. Isso foi possível diminuindo o número de núcleos do FX 8150 para manter mais estabilidade e usando nitrogênio no lugar do gás hélio. Com isso, Andre Yang conseguiu atingir 8.461,51 MHz, quebrando o recorde de 8.429,38 MHz.

oc-bulldozer-record-do-mundo-01
Recorde, AMD FX-8150

Agora, basta esperar a atual marca ser quebrada. Como se trata de tecnologia, em breve veremos um novo recorde. Por enquanto, é a AMD que está na frente.

Lucas Matos

CEO e Editor-chefe

CEO, Fundador do Techinter e Redator Chefe. Estudante de Engenharia Civil e dono de um micro e-commerce de eletrônicos. Viciado em tecnologia, games, filmes e música boa.

O que achou do artigo? Comente!