Techinter

Tecnologia 4G: O que é e como funciona?

Saiba o que é e como funciona a tecnologia 4G – Um tipo de conexão de internet 10 vezes mais rápida do que as redes atuais.

Atualizado há 3 semanas, publicado em
Lucas Matos
4G - A nova internet

4G significa quarta geração e é uma nova tecnologia que alguns países já adotam e outros, como o Brasil, estão prestes a adquiri-la. Com uma velocidade de 100 Mbps, a nova rede chega a ser 100 vezes mais rápida do que a 3G, que suporta até 1Mbps.

Há relatos de que o 4G irá chegar a todas as cidades brasileiras com mais de 30 mil habitantes no ano de 2017, mas não fique chateado, algumas das principais capitais do país já possuem a nova tecnologia, apesar de não ser o que realmente promete :(.

4G - A nova internet
4G – A nova internet

Velocidade e qualidade

Por ser tão veloz, a internet 4G permite uma qualidade melhor na navegação de conteúdos da Web, como vídeos em alta definição, videoconferências, downloads mais rápidos de aplicativos, jogos e músicas baixadas do YouTube.

A tecnologia também permite o acesso à internet mesmo estando em movimento, o que significa que você poderá acessar a Web em qualquer lugar que vá.

Nova tecnologia, novo aparelho móvel

4g-em-todos-os-municipios
4G – Smartphone

Infelizmente, a internet 4G só está disponível para aparelhos móveis que já são compatíveis com a tecnologia, ou seja, se você quiser conectar a esta rede, terá que comprar um novo aparelho e ter um plano com uma das operadoras do país.

Ponto negativo e positivo

Entre as principais vantagens, a tecnologia 4G é a mais rápida atualmente, cerca de 10 vezes se comparada com as demais redes. Já o principal ponto negativo é que para usa-la será preciso fazer a compra de um aparelho novo :(.

Lucas Matos

CEO e Editor-chefe

CEO, Fundador do Techinter e Redator Chefe. Estudante de Engenharia Civil e dono de um micro e-commerce de eletrônicos. Viciado em tecnologia, games, filmes e música boa.