Techinter

Como deixar o notebook mais rápido? 8 dicas simples

Veja como deixar o notebook mais rápido com essas dicas simples, fáceis e praticamente impossíveis de errar! Não se estresse, pois temos a solução para o seu notebook lento.

Atualizado há 1 semana, publicado em
Caroline Schwabel
Como deixar o notebook mais rápido
Como deixar o notebook mais rápido

Cansado da lentidão do seu notebook? Antes de jogar o dispositivo pela janela, é preciso saber que há várias dicas para deixar o notebook mais rápido.

Como todos sabem, os notebooks são extremamente úteis. São portáteis, ocupam pouco espaço e podem ser levados para qualquer lugar. No entanto, às vezes eles podem ficar lentos e isso pode ser extremamente frustrante. 

Felizmente, há algumas coisas que você pode fazer para deixar o seu notebook mais rápido. Aqui estão 8 dicas simples:

Por que o notebook fica lento?

Existem várias razões pelas quais o seu notebook pode ficar mais lento, como atualizações de softwares ou softwares desatualizados, arquivos temporários desnecessários e até mesmo infecção por algum dos piores vírus de computador

Mas não se desespere, com as dicas abaixo, você pode deixar o seu notebook mais rápido e aproveitar ao máximo a experiência do seu dispositivo. Confira!

Você precisa reiniciar seu notebook

Deixar o seu notebook ligado é conveniente, mas consome muita memória. A dica é: reiniciar seu computador ou desligá-lo regularmente, bem como fechar programas esquecidos que funcionam em segundo plano, e ajudam a “descarregar” a memória RAM, consequentemente, seu notebook ficará mais rápido. 

Além disso, limpar o cache da memória, dá aos programas e ao sistema operacional, a chance de instalar atualizações importantes. Por isso, você deve verificar de tempos em tempos se há updates disponíveis.

Essas atualizações contêm patches ou correções que ajudam a tornar os programas mais eficientes e seguros, melhorando o desempenho do dispositivo. 

Para isso, certifique-se de reiniciar seu notebook corretamente, indo para o menu Iniciar e depois clicando em Reiniciar ou Desligar.

Atenção

A menos que a situação seja crítica, evite pressionar o botão power (liga/desliga) para desligar o notebook de forma abrupta, pois isso pode danificar alguns componentes, como o HD por exemplo, que usa uma agulha mecânica em rotação constante.

Muitos aplicativos e guias abertos

Mesmo que você não os use ativamente, os aplicativos e guias abertos dos navegadores de internet consomem recursos valiosos de RAM

Sem memória suficiente, seu notebook ou computador fica lento enquanto transfere informações da unidade de armazenamento para a RAM, em vez de manter as informações na própria memória.

Para liberar um pouco de RAM, feche as guias do seu navegador de internet assim que não precisar mais delas. 

Além disso, desabilite os programas que são iniciados automaticamente na inicialização, se você não precisar deles ao ligar o notebook.

Não há RAM suficiente

Na maioria dos casos, você pode acelerar seu computador adicionando mais memória (RAM) a ele. Para ver a quantidade de memória do seu dispositivo, siga este procedimento:

Tutorial

Clique em Iniciar, selecione “Computador“, clique com o botão direito do mouse em sua unidade de armazenamento e selecione “Propriedades”.

Em Sistema, você pode ver a quantidade de memória (RAM) instalada.

Uma atualização de memória é ideal para melhorar a capacidade de resposta, a velocidade de execução dos aplicativos e o processamento multitarefa.

Como o bom funcionamento de um computador depende principalmente da memória, é essencial ter a quantidade certa. De fato, adicionar mais RAM é a melhor maneira de melhorar o desempenho.

Sistema operacional desatualizado

Atualizar o sistema operacional regularmente, permite não apenas acessar os recursos mais recentes, mas essas atualizações, normalmente, também contêm melhorias de desempenho que podem aumentar a velocidade do seu notebook, além da correção de erros e bugs.

Como deixar o notebook mais rápido e aumentar o desempenho do PC de forma rápida
Como deixar o notebook e PC mais rápidos e aumentar o desempenho

Como deixar o notebook mais rápido?

Pronto! Agora que você já sabe quais são as causas que fazem seu PC ou notebook ficarem lentos, vamos ver como deixá-los mais rápidos com 8 dicas principais.

1. Verifique seu espaço no disco rígido

Se seu HD está quase cheio, será preciso apagar alguns programas e arquivos para melhorar a velocidade. Atualmente, existem vários programas de limpeza que podem ajudá-lo a liberar espaço no disco rígido. Esses programas funcionam da seguinte forma:

  • Removendo arquivos temporários;
  • Apagando o histórico do navegador;
  • Removendo cookies;
  • Desfragmentando o seu disco rígido;
  • Liberando espaço na memória RAM.

Além disso, é importante manter seu sistema desfragmentado. O processo de desfragmentação reorganiza os dados do disco rígido e ajuda a aumentar a velocidade de leitura dos arquivos.

2. Substitua seu disco rígido por um bom SSD

Trocar o disco rígido por uma unidade de estado sólido (SSD) é, sem dúvida, uma das melhores formas de aumentar o desempenho de qualquer notebook.

Um SSD é mais veloz para ler e gravar dados, oferecendo carregamento de programas muito mais agilidade, tornando a navegação pela internet mais fluida e a execução de jogos mais rápida. 

Porém, isso tudo tem um preço. Os SSDs podem ser mais caros do que um disco rígido tradicional, por isso é importante tomar as decisões certas. Veja mais: SSD ou HD, qual é o melhor?

E se você está se perguntando se vale a pena fazer a troca, a resposta é sim. Basta apenas tomar cuidado na hora de comprar e escolher o melhor SSD para notebook.

Essa é uma das melhores formas de deixar o notebook mais rápido.

3. Remova arquivos grandes ou desnecessários

Todos os arquivos temporários que foram usados em um processo de instalação; caches e cookies da internet podem ocupar muito espaço em seu disco rígido.

Também é interessante desativar as extensões desnecessárias do navegador. É comum que as extensões instaladas no navegador tomem muita memória e retardem o desempenho do sistema. Desativar essas extensões ajudará a acelerar o navegador e, por consequência, o computador. 

Baixe o CCleaner para procurar e excluir arquivos temporários do seu disco rígido.

4. Reinicie seu computador

Quando o seu computador está ligado, os aplicativos e programas em segundo plano podem consumir a memória

A reinicialização do seu notebook ou computador pode refrescar a memória e permitir que os programas apropriados sejam atualizados. 

De fato, é importante desligar ou reiniciar o computador pelo menos uma vez por semana para que tudo funcione corretamente.

5. Desinstale programas desnecessários

A dica 5 é desinstalar aplicativos desnecessários. Se você tem muitos programas instalados no computador, os recursos podem ser consumidos para executá-los. Desinstalar aplicativos desnecessários pode liberar espaço em seu computador e ajudar a tornar o dispositivo mais ágil. 

Programas adicionais raramente utilizados devem ser removidos. Você pode desinstalá-los manualmente arrastando os aplicativos para a lixeira. Você também pode baixar programas para ajudá-lo a classificar e excluir programas.

Tutorial

Vá para Painel de Controle > Adicionar ou Remover Programas / Desinstalar um Programa. Isso exibirá uma lista principal de todos os programas instalados. 

Para programas desconhecidos, clique com o botão direito do mouse e escolha a última utilização para ver com que frequência você está usando o programa.

6. Verifique a RAM e adicione, se necessário

RAM, ou Random Access Memory, é a memória de armazenamento utilizada pelo seu computador. Quanto mais programas forem usados, mais RAM é necessária. Portanto, seu notebook pode ficar lento se não houver RAM suficiente, especialmente ao processar arquivos grandes ou executar várias ações ao mesmo tempo.

Verificar consumo de memória RAM no Mac

Tutorial

Abra o monitor de atividade selecionando Biblioteca > Aplicativos > Utilitários e selecione Memória do SistemaSe o gráfico de pizza for principalmente verde e azul, sua RAM está correta.

Se for principalmente vermelho e amarelo, você deve considerar a instalação de RAM adicional.

Verificar consumo de memória RAM no Windows

Tutorial

Inicialize o Gerenciador de Tarefas do Windows pressionando Ctrl + Alt + Delete. Selecione a guia Desempenho e procure a área chamada Memória Física.

Se o número disponível for inferior a 25% da sua RAM total, considere adicionar RAM.

Sem dúvidas, essa dica é tão importante quanto a instalação de um SSD para quem quer saber como deixar o notebook mais rápido.

Você verá que colocando mais memória RAM e instalando um bom SSD, o seu notebook, mesmo que seja antigo, vai apresentar uma melhora tão grande na performance , que até vai parecer bruxaria.

7. Identifique e remova softwares ameaçadores

Para melhorar o desempenho do seu notebook, você também deve evitar os malwares. Para este fim, o ideal é analisar seu sistema para localizar todas as ameaças que possam criar problemas ou lentidão.

Tutorial

Então, se o seu notebook estiver sob proteção do Windows Defender, vá para o menu “Iniciar”, depois para as configurações e entre em “Atualização e Segurança”.

Em seguida, escolha no Windows Defender, a opção “Análise completa” e, finalmente, clique em “Analise agora”.

Após essa análise, o Windows poderá alertar sobre a possível presença de ameaças e sugerir medidas corretivas. 

Por outro lado, se você estiver usando o melhor antivírus pago, precisará iniciá-lo e encontrar a opção para escanear seu sistema. 

8. Faça uma limpeza física

Em suma, essa é uma das principais formas de deixar o notebook mais rápido.

Se o seu notebook tende a aquecer demais e a ventoinha gira rápido, é provável que o poeira acumulada, seja a responsável por isso.

Desmonte o notebook e, usando uma bomba de ar seco, sopre para remover todo o pó do ventilador e das grades de drenagem de ar quente do seu notebook. 

Um notebook limpo dissipará muito melhor o calor emitido pelo processador, o que melhora significativamente o seu desempenho.

Agora que você já sabe como deixar o notebook mais rápido, vamos ver alguns aplicativos que podem ajudar ainda mais nessa tarefa.

Aplicativos e programas que deixam o notebook mais rápido

Para finalizar esse artigo sobre como deixar o notebook mais rápido, trouxemos alguns programas e aplicativos que podem auxiliar você na prática:

CCleaner

CCleaner download - como deixar o notebook mais rápido
CCleaner: deixa o notebook mais rápido

Sem dúvida é o melhor programa gratuito para limpar e otimizar o PC com Windows 10, Windows 7 ou Windows 8.

O CCleaner é o mais conhecido e utilizado, bem como o programa de limpeza e desfragmentação de disco que recebeu mais prêmios.

Aqui estão suas características: 

  • Em um único clique você excluirá arquivos que não precisa e com isso poderá otimizar seu PC ou notebook.
  • O CCleaner apaga o histórico de pesquisa do seu navegador e os cookies para que a navegação na internet permaneça confidencial e a sua identidade permaneça anônima.
  • O CCleaner permite desativar programas dos quais não precisa, conseguindo otimizar consideravelmente o desempenho do seus dispositivos (PC ou notebook).
  • Às vezes, ao iniciar seu computador, alguns programas são iniciados em segundo plano, tornando a inicialização mais lenta. O CCleaner desliga estes programas desnecessários e agiliza a inicialização.

AVG TuneUp

AVG TuneUp download - programa para limpeza do PC
AVG TuneUp: programa para limpeza de notebook e PC

A AVG é conhecida no mercado por ser uma das melhores marcas de antivírus, oferecendo soluções de segurança e ampla gama de aplicativos para privacidade na rede. A última versão do TuneUp do AVG tem uma vertente gratuita e outra paga.

A versão gratuita do TuneUp permite executar uma análise do sistema que identifica itens e atalhos que não funcionam, cookies de rastreamento, itens duplicados e desnecessários em cache, bem como programas hospedados na inicialização do sistema.

Max PC Booster

Max PC Booster - download de um dos melhores programas para limpeza do notebook
Max PC Booster: um dos melhores programas para limpeza de notebook

É também um software que otimiza e integra muitos utilitários para tornar seu dispositivo mais rápido. Possíveis problemas do disco rígido são identificados com antecedência e são tomadas medidas de segurança. Suas principais funções são:

Exclusão de arquivos indesejados.

Ele é responsável por digitalizar suas diferentes unidades e excluir todos os arquivos que ocupam desnecessariamente o espaço em seu disco. 

Reparação de erros.

Às vezes, erros do sistema ou erros de disco causados por má manipulação ou ataques de vírus, retardam o desempenho do seu PC ou notebook. 

O Max PC Booster identifica os erros e procede a reparação. Da mesma forma, repara ficheiros corrompidos e desativa algumas definições do sistema.

Melhoria da conexão com a Internet

O Max PC Booster permite que você aproveite ao máximo o poder da sua conexão, eliminando vestígios da sua navegação, cookies, arquivos armazenados em cache, URLs presentes no histórico de navegação, etc.

Conclusão sobre como deixar o notebook mais rápido 

Como deixar o notebook mais rápido sem programas
Como deixar o notebook mais rápido

No mundo acelerado de hoje, não poder contar com seu notebook rodando de forma fluida e ágil pode ser desesperador. 

Se você ainda estiver enfrentando essa dificuldade, os passos mais simples e rápidos para melhorar o desempenho de seu notebook são verificar o hardware e limpar a sujeira acumulada no interior do seu equipamento, pois isso pode causar superaquecimento e influenciar negativamente na performance. 

Basta não se desesperar e seguir as nossas 8 dicas simples. Feito isso, pode ter certeza de que o seu computador vai rodar perfeitamente. Não se esqueça de fazer backups regulares e desinstalar aplicativos desnecessários.

Gostou de saber como deixar o notebook mais rápido? Então não deixe de acompanhar as demais dicas do blog, iguais a esta: como saber se um site é seguro.

Caroline Schwabel

Caroline Schwabel

Redator(a)

Redatora e especialista em SEO. Trabalho com aquilo que amo há mais de 5 anos. Apaixonada por leitura e escrita.