Techinter

Como montar um PC gamer: passo a passo para escolher as melhores peças

Aprenda neste artigo como montar um PC gamer com as melhores peças para comprar em 2024. Fique por dentro das suas características, desempenho e valores.

Atualizado há 1 semana, publicado em
Lucas Matos
Como montar um PC gamer com as melhores peças do mercado
Como montar um PC gamer com as melhores peças do mercado

Qual o entusiasta de jogos que não sonha em montar um PC gamer turbinado para chamar de seu, não é mesmo?

Seja para ter a possibilidade de jogar até os mais pesados games ou para contar também com um bom computador para trabalhar, muitas pessoas têm esse item na sua lista de desejos.

Entretanto, na maioria das vezes, para ter o melhor PC gamer é necessário desembolsar uma quantia exorbitante e ultimamente o orçamento do brasileiro tem ficado cada vez mais apertado.

Mas, e se nós falarmos que você consegue montar um PC gamer barato? Pode parecer brincadeira, mas é possível encontrar peças de qualidade por um bom preço e assim, ter um excelente computador por um valor mais acessível.

Quer saber como montar um PC gamer barato? Então confira nosso artigo e garanta seu novo computador escolhendo as melhores peças!

Como montar um PC gamer: o que é necessário saber?

Agora que você já sabe que é possível montar um PC gamer com ótimo custo-benefício, é fundamental levar alguns fatores em consideração para que não haja arrependimentos posteriormente.

Afinal, você vai investir em um equipamento para tornar sua experiência única enquanto joga ou para ter um computador que não te deixe na mão enquanto trabalha. Por isso, antes de ir às compras, é importante que você analise os seguintes pontos:

Defina suas prioridades

O primeiro passo para obter o PC gamer certo é definir suas prioridades. Dito isso, é imprescindível ter em mente quais serão os propósitos do seu computador.

Isso porque, se você quiser jogar jogos mais avançados, precisará investir em equipamentos melhores. Portanto, é importante entender que você terá que dispor de um pouco mais de dinheiro.

Além disso, é necessário definir um limite de quanto será gasto, uma vez que a ideia é montar um PC gamer com o melhor custo e desempenho. Por isso, ter a noção do orçamento disponível é extremamente importante.

Escolha corretamente as peças para montar seu computador

Como montar um PC gamer de forma fácil e rápida
Montando um PC gamer de forma fácil e rápida

Se você deseja ter um PC que possa rodar os melhores jogos do mercado, é melhor optar pelos melhores componentes. Afinal, games mais pesados têm um impacto considerável no desempenho.

Existem inúmeros e-commerces que contam com excelentes peças por valores acessíveis, como a amazon.com.br (maior loja virtual do mundo). Uma vez que você já tenha em mente as peças que deseja comprar, poderá iniciar a procura por aquelas com melhor custo-benefício.

Entretanto, para facilitar mais ainda a sua escolha, elaboramos, nesse artigo, uma lista completa já com os preços e links para você garantir os melhores hardwares pagando pouco.

Por isso, basta continuar seguindo nossas dicas de como montar seu PC gamer abaixo.

Melhor placa-mãe para montar um PC gamer

Como o nome já sugere, o componente “mãe” de qualquer dispositivo eletrônico, principalmente dos computadores, é a placa-mãe. Pode-se dizer que esse hardware é o coração do seu dispositivo e, sem ele, nada funciona.

Informação:

A placa-mãe é o componente que garante que todos os hardwares conectados funcionem corretamente, ao alimentá-los tanto eletricamente quanto com informações através dos seus circuitos.

Portanto, a qualidade de construção da placa-mãe afeta diretamente a performance do computador e, consequentemente, vai definir se a experiência durante o jogo ou trabalho será boa ou ruim.

Escolher uma placa-mãe para o PC gamer pode ser muito difícil, devido ao número de modelos diferentes encontrados e, principalmente, à sua compatibilidade.

Mas estamos aqui para ajudar você! Por isso, se quiser fazer a melhor escolha, compre qualquer placa-mãe listada a seguir:

Qual é a melhor placa-mãe para AMD?

Qual é a melhor placa-mãe para Intel?

1

Melhor placa-mãe para Intel 12º Geração

2

Uma alternativa de placa-mãe custo-benefício para Intel 12º Geração

Melhor processador (CPU) para montar um PC gamer

Os processadores são responsáveis ​​por receber e gerenciar os dados do computador. Atuam como o cérebro da máquina, pois transformam esses dados em informação útil.

Isso significa que o processador, além de ser responsável por todas as ações que o computador executa, é fundamental para o bom funcionamento da máquina.

Portanto, uma boa CPU é capaz de fazer o computador funcionar mais rápido dependendo da sua velocidade de leitura e processamento de dados. Sem um bom processador, o computador fica lento e inoperante.

Com o processador certo você terá melhor desempenho e nenhum travamento durante o uso da sua máquina. Especialmente quando se trata de jogos, visto que é a CPU que irá aguentar toda carga de dados enviada por outros componentes importantes, como a placa de vídeo, por exemplo.

E se sua visão é ser profissional no mundo do eSports, a escolha de uma boa CPU deve ser ainda mais cautelosa, pois o atraso de apenas frações de segundos, pode definir o resultado da sua partida. Nesse caso, sugerimos a compra do melhor processador do mercado.

Jogos multijogadores online, geralmente consomem muito processamento, e é recomendável investir em CPUs acima de 6 núcleos. A mesma recomendação vale para jogos offline de mundo aberto, física avançada e muitos NPCs.

Para quem procura um bom processador para seu PC gamer, pagando pouco por isso, as melhores opções são:

Qual o melhor processador AMD?

1

Melhor processador para jogos e renderização 3D da AMD

Qual o melhor processador Intel?

1

Melhor processador top de linha para jogos da Intel

2

Melhor custo-benefício da Intel

Melhor memória RAM para montar um PC gamer

Como você sabe, a memória RAM é um dos componentes mais importantes de um PC. É responsável por armazenar os dados que seu computador está usando no momento.

A memória RAM auxilia o processador a encontrar todas as informações que necessita de forma mais rápida e ágil. Um jogo ou editor gráfico requer bastante processamento e, neste caso, a memória RAM influencia diretamente no seu desempenho.

Geralmente, quanto mais RAM você tiver, melhor será a execução de um programa ou game e menor as chances do computador travar.

Um bom PC gamer deve ser rápido para poder processar os gráficos intensos dos jogos e, obviamente, você precisará de uma boa memória RAM com baixa latência.

Existem vários tipos de memória, mas a melhor para montar um PC gamer é a memória DDR4 ou DDR5 (que geralmente é mais cara). A DDR4 é mais rápida que a DDR3 e oferece um desempenho melhor para os jogos. Da mesma forma, a tecnologia DDR5 supera a DDR4 em velocidade e latência.

Outro fator importante a considerar ao montar um PC gamer é o tamanho da memória. A maioria dos jogos requer 8 GB de RAM, mas se você quiser rodar games mais exigentes precisará de 16 GB ou mais.

Para você não entrar muito em especificações técnicas, latência e clocks, separamos os melhores modelos já com todos esses requisitos importantes para o seu PC gamer. Confira!

Quais as melhores memórias RAM DDR4?

Quais as melhores memórias RAM DDR5?

Melhor placa de vídeo (GPU) para montar um PC gamer

A placa de vídeo é um dos hardwares mais cobiçados, principalmente para o público gamer. Afinal, é ela que fornece o processamento da imagem na tela e a fluidez do jogo que irá rodar.

Dessa forma, se você quiser ver seus games favoritos funcionando bem e com um bom desempenho, escolha a melhor placa de vídeo. Esse é um dos componentes que precisa de maior atenção e investimento.

Embora a maioria dos processadores tenha placas de vídeo integradas que executam alguns jogos, elas não são muito adequadas, pois há limitações de desempenho e baixo poder gráfico.

Com isso, escolher uma boa placa de vídeo pode ser algo complexo, ainda mais com tantos modelos disponíveis e sendo o item mais caro de um computador.

Porém, para que você tenha o melhor componente para o seu PC, fizemos alguns artigos especiais sobre placas de vídeo, contendo desde as mais potentes até aquelas com excelente custo-benefício. Veja:

Além dos nossos reviews mais completos sobre o tema, você pode conferir também a lista abaixo e comprar a melhor GPU para o seu computador:

Qual a melhor placa de vídeo Nvidia?

1

Melhor placa de vídeo para jogos em 4K

2

Melhor custo-benefício do mercado

3

Melhor placa de vídeo "barata" da Nvidia

Qual a melhor placa de vídeo AMD?

1

Melhor placa de vídeo AMD para resolução 4K

2

Melhor placa de vídeo custo-benefício da AMD

3

Melhor placa de vídeo de entrada da AMD

Melhor tipo de armazenamento para um PC gamer (SSD ou HDD)

Quem vai montar um PC gamer, muitas vezes tem dúvidas sobre qual o melhor tipo de armazenamento. Em suma, a escolha entre HD vs SSD se resume ao que você prioriza, ou seja, maior desempenho ou mais capacidade.

Um pouco sobre o SSD

As unidades de estado sólido (SSDs) são compostas pela memória flash que guarda os dados de forma temporária, utilizando seus circuitos e chips de armazenamento. Desse modo, não há necessidade de partes móveis.

Por conta dessa construção, os SSDs garantem velocidades de leitura e gravação até 100 vezes mais rápidas do que os discos rígidos, comparando dispositivos com conexão NVMe 2.0 contra dispositivos SATA, por exemplo.

Um pouco sobre o HD

As unidades de disco rígido (HDs) usam o poder do magnetismo rotativo para a gravação de dados, que são acessados ​​por meio de uma “agulha” de leitura e escrita de tal forma que fica presa em um apoio móvel e mecânico.

Por conta da limitação mecânica e da própria estrutura magnética (que age como um freio), a velocidade de leitura/gravação é muito lenta e isso gera um gargalo enorme no trabalho da CPU, como resultado, ocasionando os piores travamentos possíveis.

Qual escolher para montar um PC gamer, SSD ou HD?

Uma dica para os gamers é usar as duas tecnologias, ou seja, o SSD, por ser mais rápido e, consequentemente, mais caro, ficaria responsável pelo uso principal do disco para alocar o sistema operacional.

Enquanto isso, seus jogos, que ocupam muito espaço de armazenamento, ficariam guardados no bom e velho HD que, geralmente, é mais barato.

Informação:

A nossa indicação para essa combinação seria um SSD de pelo menos 240 GB + um HD de pelo menos 1 TB. Veja também: Melhor SSD para Notebook e PC Gamer.

Para que você possa escolher qual o melhor tipo de armazenamento para utilizar em seu PC gamer, separamos as seguintes opções:

Qual o melhor SSD?

1

Melhor custo-benefício

2

Melhor SSD M.2 de entrada

3

É o SSD mais potente e rápido da atualidade

Qual o melhor HD?

1

Opção de armazenamento mais barata

2

Melhor custo-benefício

3

Melhor escolha de HD

Melhor fonte de alimentação para equipar em um PC gamer

Com inúmeros modelos, potências e selos de qualidade, escolher a fonte de alimentação certa para o seu computador pode ser uma tarefa complicada.

Para escolher a melhor fonte de alimentação você precisa levar em conta o seu dimensionamento, ou seja, se ela encaixa bem no seu gabinete; as especificações técnicas para saber o hardware vai aguentar todos os componentes do PC, principalmente a placa de vídeo e o processador; além da verificação da quantidade de conexões necessárias para alimentar todas as peças.

Por outro lado, um PC energeticamente bem alimentado diminui as chances de curto-circuito causado por oscilações na rede elétrica, por isso, é também fundamental, verificar se a fonte possui sistemas de proteção de sobrecarga e superaquecimento.

Portanto, é crucial fazer a escolha certa e comprar a melhor fonte de alimentação, assim, você vai se livrar de verdadeiras bombas dentro do seu PC gamer e, ao mesmo tempo, evitar perder todo o dinheiro investido.

E o que muitos não sabem, é que a fonte também contribui para melhorar o desempenho do seu computador como um todo.

Portanto, se você está pensando em começar a montar o seu PC do zero, não esqueça de escolher uma fonte de qualidade que garanta o desempenho necessário para o seu equipamento.

Mas se você ainda se sentir inseguro em escolher este dispositivo, não se preocupe! Nós selecionamos as melhores opções de fontes de alimentação, com um valor acessível, para seu PC gamer.

Qual é a melhor fonte para PC?

1

Melhor custo-benefício de fonte semi-modular

2

Melhor custo-benefício e uma das melhores fontes do mercado

3

Melhor fonte barata para PCs intermediários

Qual placa de rede escolher?

As placas de rede permitem que dois ou mais computadores sejam conectados entre si para compartilhar dados, arquivos e qualquer informação armazenada neles, tendo como principal função, receber e transferir conteúdo na web ao conectar-se aos servidores.

Informação:

Uma placa de rede funciona convertendo sinais digitais em impulsos elétricos, que são interpretados pelo dispositivo receptor após a transmissão.

O fluxo de informação que circula, graças a uma placa de rede, é medido em megabytes por segundo. Quanto maior esse número, maior a quantidade de dados que podem ser transferidos.

A fim de garantir que você esteja comprando uma placa de rede sem fio de qualidade, há uma série de critérios a serem considerados. Entre eles estão:

  • A velocidade de conexão e a largura de banda que ela oferece;
  • A tecnologia usada na transmissão do sinal;
  • A cobertura de suas antenas;
  • O método de instalação;
  • A durabilidade e a resistência do dispositivo;
  • O tamanho e seu tipo de conexão física.

Outro ponto importante a destacar, é que muitas placas de rede comportam a tecnologia bluetooth junto com o wi-fi, abrindo dessa forma, um leque de possibilidades de uso, como o compartilhamento do som do seu PC em caixas externas ou a realização de ligações sem a utilização direta do celular.

As placas de rede com melhor custo-benefício, atualmente presentes no mercado são:

1

Melhor placa de rede para comprar com Bluetooth

2

Melhor placa de rede custo-benefício com Bluetooth

3

Outra ótima alternativa custo-benefício

Melhor tipo de refrigeração para um computador gamer

Conforme os componentes de um computador são acionados, ocorre o aumento da temperatura. Para evitar que isso afete o desempenho do seu computador e a integridade dos componentes, você precisa contar com um bom sistema de refrigeração, ou seja, coolers para PC.

Você verá que essa parte muitas vezes esquecida pode fazer grande diferença no seu dia a dia. Além disso, a peça certa pode ajudar a aumentar a vida útil do computador.

Informação:

O cooler é um dispositivo que é instalado em um computador com a finalidade de diminuir a temperatura do processador e, consequentemente, amenizar o aquecimento interno do dispositivo.

Visualmente pode ser visto como um miniventilador. Ele puxa o ar quente que o dissipador de cobre absorve da CPU e, junto com os coolers FAN que trazem o ar frio externo, expulsa maior parte do calor para fora do gabinete. Assim, é capaz de proteger os componentes do superaquecimento.

Entretanto, o assunto fica ainda mais interessante quando falamos dos water coolers que conseguem refrigerar a sua máquina usando líquido e um sistema de radiador igual ao dos carros (só que bem menor) para fazer a troca de temperatura.

Como resultado, o water cooler é mais eficiente na refrigeração e acaba sendo a escolha favorita e quase indispensável para os amantes de overclocking.

Por conta dessa diferença entre essas as duas tecnologias, separamos os melhores coolers em suas respectivas categorias, com os melhores preços para você poder montar a sua máquina.

Qual o melhor water cooler?

Qual o melhor air cooler?

1

Melhor Air Cooler com duas FANs

2

A escolha de muitos usuários gamers

3

Cooler com ótimo custo-benefício

Qual o melhor gabinete para montar um PC gamer?

Você sabe que o gabinete é o que mantém tudo encaixado no lugar e protege suas peças contra danos. Mas com tantos no mercado, como escolher o melhor para o seu PC?

Primeiramente, você precisa pensar no tamanho do gabinete, será grande, médio ou pequeno? Se você planeja montar um PC com muitos recursos e várias conexões externas, certamente, vai precisar de um gabinete grande para acomodar todas as peças.

Entretanto, há também a opção de montar um PC mais discreto, minimalista e leve, então um gabinete pequeno será melhor.

Decidido o tamanho, o passo seguinte é pensar na ventilação. Como o seu PC vai ficar mais quente do que um desktop tradicional, a refrigeração é muito importante.

Assim sendo, você precisará de um gabinete com muitos orifícios de ventilação para permitir que o ar flua para dentro e para fora, formando uma corrente de troca de temperatura.

Além disso, é bom considerar um modelo com ventoinhas instaladas de fábrica, isso adianta muito o processo de montagem.

Por fim, você também precisará pensar no custo do gabinete e certificar-se de que ele tenha as características que precisa dentro do seu orçamento disponível.

Importante:

É extremamente necessário considerar a compatibilidade com a sua placa-mãe e outras peças. Certifique-se de que o gabinete tenha espaço suficiente para caber todos os hardwares lá dentro.

Com essas dicas, você está bem-informado para encontrar o melhor gabinete para o seu PC gamer. Lembre-se de pensar no tamanho, ventilação, compatibilidade e custo ao escolher o seu gabinete.

A pesquisa e o planejamento fazem toda a diferença na escolha do gabinete perfeito para o seu PC. Confira alguns ótimos modelos abaixo:

Melhores gabinetes gamers

1

Melhor gabinete TOP de linha

3

Melhor gabinete pequeno e compacto

4

Melhor custo-benefício com lateral de vidro

5

Gabinete bom e barato com lateral de vidro

Não quer ter o trabalho de montar um PC gamer? Então compre um pronto!

Certamente, um PC gamer personalizado por quem é amante da área, sai mais barato e com especificações exclusivas. Porém, o trabalho é infinitamente menor, se você fizer a compra de um PC gamer pronto, sem falar que hoje em dia, é possível encontrar ótimas configurações com preços bastante atraentes. Confira!

Melhores PCs gamers custo-benefício

1
Mais barato

Intel I7, RX550 4GB, RAM 16GB e SSD 240GB

2

Intel I7, GTX1650 4GB, RAM 16GB, SSD 240GB e fonte 500W 80 Plus

3

I5 3ºger, GTX 1650, RAM 16GB, SSD 480GB e com todos os periféricos

4
custo-benefício

Intel i5 10400F, RTX 3050 8GB, RAM 16GB e SSD 240GB

5
Nossa escolha

Intel I5 12400F, B660M, RTX3060, RAM 16GB e SSD NVMe 500GB

6
Maior desempenho

Intel I5 10400F, RTX3070 8GB, RAM 16GB e SSD M.2 500GB

Agora que você conhece todos os componentes e periféricos necessários para montar e complementar seu PC gamer, é hora de ir às compras!

Escolha o modelo que mais atenda as suas necessidades e esteja dentro do seu orçamento. Boa sorte e desfrute bem do seu novo computador!

Lucas Matos

Lucas Matos

CEO e Editor-chefe

CEO, Fundador do Techinter e Editor-chefe. Estudante de Engenharia Civil e dono de um micro e-commerce de eletrônicos. Viciado em tecnologia, games, filmes e música boa.