Techinter

O que é 4k e qual a diferença pra Full HD?

Já ouviu algum vendedor mencionar em Ultra HD ou 4K ao tentar vender alguma TV para você? Se ainda não sabe o que é a resolução 4K e qual a diferença para Full HD, deve conferir este artigo agora.

Atualizado há 4 semanas, publicado em
Lucas Matos
HD vs Ultra HD
HD vs Ultra HD

Todos sabemos que a tecnologia evolui mais rápido do que um piscar de olhos, com isso, novas ferramentas, apetrechos e termos surgem. Atualmente, já contamos com um bom número de canais em Full HD, aquela imagem nítida e bem definida que todos sonhavam em ter quando ainda nem se falava em televisão plasma e ultrafina.

Mal respiramos e, agora (para não dizer há tempo), já é possível ouvir, quer dizer, já é possível ver a resoluções em 4K – 2 vezes maior; 2 vezes mais nítida; 2 vezes mais detalhada a imagem de qualquer televisão que aceite a recente tecnologia, ou seja, o dobro de tudo que mal começamos a usufruir em nossos televisores Full HD.

resolução normal vs HD vs Full HD VS Ultra HD
Resolução normal vs HD vs Full HD VS Ultra HD

Mas… Será que toda essa evolução vale a pena? Para isso, iremos entrar em uma discussão apontando os prós e contras dessa tamanha resolução.

Antes de tudo, você sabe o que é resolução?

Para aqueles menos por dentro do assunto, resolução nada mais é do que o número de Pixels que um televisor pode “Enxergar” e exibir na tela. Quando falamos de Resolução Full HD dizemos que é composta por 1920 x 1080 pixels. Isso significa que será exibido 1920 pixels por linha e 1080 por coluna.

O porquê do nome “4K” e Ultra HD

HD vs Ultra HD
O que é 4k e qual a diferença pra Full HD?

Comparando a resolução Full HD, os números de pixels dobram na tecnologia 4K, passando para 3840 por 2160. Por esse motivo que também podemos chamá-la de Ultra HD, sendo que seu nome foi atribuído justamente porque K = 1000, ou seja, 4000 de resolução (número arredondado de 3840p).

Quais as vantagens de possuir uma TV em 4K?

Bom, chega de enrolação e vamos ao que interessa. Abaixo, listamos as características mais marcantes e que beneficia o consumidor:

  • Geralmente, acompanha outras tecnologias como IPS para um melhor aproveitamento da qualidade da imagem;
  • Nessa resolução, não haverá imagens distorcidas em uma tela acima de 42 polegadas;
  • Com o aumento de pixels na tela, a nitidez aumenta;

E agora? Devo jogar minha TV Full HD da Samsung de 80 polegadas no lixo?

Smart TV da Samsung
Smart TV da Samsung

Calma, não é para tanto assim. Por mais que a tecnologia 4K possua diversos benefícios, os recursos externos que temos não oferecem qualidade suficiente para o uso dessa resolução, abaixo listamos alguns fatores extremamente negativos que vão ajudar a explicar melhor:

  • Canais de streaming de vídeos em 4K ainda é algo quase inexistente, mas que já vem ganhando certa popularidade, principalmente no Youtube e Netflix;
  • O custo para se produzir qualquer mídia em resolução Ultra HD ainda é muito caro, tornando, muitas vezes, um desafio para a indústria cinematográfica;
  • A diferença entre a resolução Full HD e 4K é quase imperceptível ao olho humano;

4K a resolução mais desejada para games

4K nos jogos
4K nos jogos

Temos que admitir que, ao passar para o lado dos jogos, o efeito da qualidade da imagem é ainda maior, porém, você vai ter que desembolsar uma placa de vídeo mais potente, sendo, proporcionalmente, mais cara junto, também, com um monitor equivalente a potência e preço…

E o preço disso tudo, como fica?

Como você pôde ver, existem muitas qualidades e vantagens ao ter uma televisão mais moderna com tecnologia mais nova, porém, o precinho a pagar por isso chega a ser de tamanho equivalente ao nome (4k = 4000).

Nossa opinião. Vale ou não a pena adquirir uma TV 4K?

Em nossa opinião. Agora não é hora de investir em 4K. Vamos deixá-la caminhar mais um pouco para que possamos ter mais canais disponíveis nessa resolução e uma queda dos preços dos televisores que adotam a tecnologia.

Com isso, caro leitor, deixamos a seguinte pergunta para você responder nos comentários: Quanto tempo você acha que levaria para baixar um vídeo em 4K usando sua internet?

Lucas Matos

CEO e Editor-chefe

CEO, Fundador do Techinter e Redator Chefe. Estudante de Engenharia Civil e dono de um micro e-commerce de eletrônicos. Viciado em tecnologia, games, filmes e música boa.