Techinter

Top 5: Melhores SSDs para notebook ou pc gamer em 2022

Confira a lista com os melhores SSD para o seu notebook ou pc gamer em 2022 e aumente o desempenho nos seus jogos favoritos.

Atualizado há 1 semana, publicado em
Jaqueline Borges
Melhor SSD para notebook
Qual é o melhor SSD para notebook? Veja o ranking com as principais unidades.

Você sabe qual o melhor SSD de 2022 para notebook ou para o seu PC gamer? Pois é, atualmente, montar e ter um computador de alto desempenho não depende apenas de um processador veloz, muita memória RAM e uma placa de vídeo potente.

É necessário ter também um dispositivo de armazenamento mais avançado do mercado, ou seja, o SSD que veio para substituir a carroça XD do HD tradicional.

Então para garantir que o computador opere com alta velocidade, tempo de inicialização de programas mais rápido e economia de bateria, um bom SSD é essencial para o seu notebook ou PC Gamer.

E juntamente com esses outros componentes de alta performance, ele possibilita que o desempenho seja ainda melhor. Pois aperfeiçoa a velocidade do sistema operacional e processos básicos, indo muito além de um dispositivo para aumentar o armazenamento.

O SSD não possui partes móveis ou mecânicas e isso o torna até 20x mais rápido do que o tradicional HD. Ele consegue inicializar sistemas operacionais, abrir programas e transferir arquivos num piscar de olhos.

Você pode conferir mais sobre as diferenças e vantagens de cada hardware neste artigo: SSD ou HD qual o melhor?

Dito isto, se você estiver pensando em deixar o computador mais rápido e livrar-se dos travamentos, hoje indicaremos o melhor SSD para notebook e PC.

Top 5 melhores SSDs internos para PC e notebook

SSD SanDisk Plus 480GBMelhor SSD baratoMelhor preço
SSD Crucial BX500 240GBMelhor custo-benefício do mercadoMelhor preço
SSD Samsung SATA III 870 QVO 1TBMelhor SSD de 1TB SATA 3Melhor preço
SSD Kingston SNVS M2 2280 500GBMelhor SSD M.2 de entradaMelhor preço
SSD Samsung 970 EVO 500GBMelhor e mais veloz SSD da atualidadeMelhor preço

O que levar em consideração na hora de comprar um SSD?

Na hora de comprar um SSD, é importante verificar alguns requisitos fundamentais, são eles:

Capacidade

As capacidades de armazenamento do SSD disponíveis no mercado variam de aproximadamente 120 GB a 8 TB.

Se você deseja apenas expandir um pouco o armazenamento do seu computador, o menor será suficiente. Apenas profissionais que trabalham com arquivos grandes ou gamers que instalam vários jogos precisarão de um SSD com capacidade acima dos 480 GB.

Você também pode mesclar a nova tecnologia com a velha, ou seja, instalar o seu sistema operacional no SSD e deixar o HD para armazenar programas e arquivos mais pesados.

Antes da compra, uma dica é abrir o atalho “Meu computador” e verificar quanto de armazenamento a sua máquina atualmente está consumindo. Após isso, você deverá escolher um dispositivo que possua no mínimo 100 GB acima desse valor ocupado.

Além disso, preste atenção também ao custo-benefício: considerando o preço por terabyte, você pode obter um modelo de maior capacidade.

Vida útil

Sabe-se que os SSDs não têm uma longa vida útil quando inativos e você não deve usá-los apenas para armazenamento em gaveta. Assim sendo, é importante frisar que quando dizemos “vida” aqui, queremos nos referir ao tempo de uso.

Por exemplo, um modelo SSD com 1000 TB começa a se desgastar e perder dados após gravar 1000 TB. Obviamente, isso leva em consideração que apagamos muito conteúdo durante o uso da unidade.

Geralmente, a média de tempo de vida de um SSD é algo próximo de 6 anos. Podemos adiantar que possuímos 3 modelos de SSDs com idade de 7 anos e todos funcionando ainda em perfeito estado.

Sem falar que quase todos os HDs que compramos nesse mesmo período tiveram problemas na agulha ou simplesmente queimaram.

Velocidade

A principal vantagem do SSD sobre o HD é a velocidade mais alta, essa é uma das categorias mais importantes.

Você vai encontrar duas velocidades diferentes em um SSD: gravação (tempo para gravar ou transferir conteúdo para a unidade) e leitura (tempo para acessar o hardware e ler arquivos).

A saber, os melhores modelos do mercado têm taxas de leitura superiores a 7 GB/s.

Compatibilidade

Na hora da instalação dos SSDs a compatibilidade mais importante que você precisa observar inicialmente é o tamanho físico. Primeiramente, certifique-se de que o modelo escolhido cabe no espaço dedicado na unidade de armazenamento em seu computador ou notebook.

No entanto, também é importante verificar o tipo de interface de dados. Os SSDs podem ser SATA, SATA II, SATA III (o mais comum hoje), M.2 PCle ou M.2 PCle NVMe (melhor opção em velocidade). 

É importante observar qual interface o modelo que escolheu usa e comparar se ele é compatível com a sua máquina.

Quais as vantagens de comprar um SSD?

Melhor SSD para comprar em 2022
Melhor SSD para comprar em 2022

O principal fator que traz muitas vantagens para o dispositivo SSD é a ausência de partes móveis. Ao contrário do HD, ele não possui pinos, discos, motores e outras partes mecânicas para processar os dados. Portanto, a memória SSD tem maior velocidade e desempenho já que se trata apenas de circuitos.

Outra diferença, que dá para sentir na mão, é o peso, pois os SSDs são absurdamente mais leves do que os discos rígidos, chegando a pesar poucas gramas.

Além disso, a taxa de transferência é maior, o tempo de acesso é menor e os componentes físicos são mais fortes em geral, não tão frágeis quanto o HD.

Pense nisso, considerando um computador tradicional, um HD normalmente leva 10 ou 15 milissegundos para acessar um arquivo, e um SSD faz isso em 0,1 ou 0,2 milissegundos.

Outra vantagem muito importante do SSD é a segurança. Ele não traz o melhor antivírus instalado para te proteger de possíveis ataques cibernéticos, mas oferece proteção à integridade de seus dados. A unidade não é tão suscetível a danos por choque quanto os discos rígidos tradicionais.

Ademais, como não há peças mecânicas, menos energia é consumida e o SSD gera menos calor. É capaz de suportar maiores mudanças de temperatura, o que na verdade torna seu computador muito mais seguro.

E qual o melhor modelo para comprar?

Para te ajudar a escolher o melhor SSD para seu notebook ou desktop gamer nós vamos trazer não um, mas 5 opções consideradas top de linha do mercado atualmente. Confira abaixo:

5. SSD SanDisk Plus 480GB

SSD SanDisk Plus 480GB

  • Leitura: 535MB/s
  • Gravação: 445MB/s
  • Conectividade: SATA
  • Garantia: 3 anos de fábrica

Primeiramente, apresentaremos o SSD SanDisk Plus que possui o custo mais acessível do mercado. Inclusive, nós temos esse modelo há quase 7 anos e nunca apresentou falhas e nem lentidão ou travamentos na máquina que foi instalado.

O chip de memória do SanDisk Plus possui uma velocidade de leitura e escrita de até 535 MB/s. Ou seja, rápido o suficiente para tirar o seu estresse de estar com um computador sempre travando.

A SanDisk ainda implementou uma ferramenta que dá destaque para esse modelo: A “Dashboard” consegue medir a velocidade do seu SSD e fazer verificações constantes contra a clonagem e possíveis ameaças à segurança do seu sistema.

Além disso, a ferramenta possibilita saber sobre a saúde do seu SSD, quantos dados já foram escritos e fazer a atualizações de firmware.

Se você procura um dispositivo mais barato, pode ir sem medo nessa opção da SanDisk, pois ela atende muito bem a maioria dos usuários, principalmente aqueles que possuem notebooks mais antigos com conexão SATA.

4. SSD Crucial BX500 240GB

SSD Crucial BX500 240GB

  • Leitura: 540MB/s
  • Gravação: 500MB/s
  • Conectividade: SATA
  • Garantia: 1 ano de fábrica

Nossa segunda indicação é o BX500, um SSD de alta performance que possibilita acelerar as tarefas realizadas no computador em até 300 vezes, se for comparado a um HD tradicional.

Além disso, ele possui a tecnologia de armazenamento Micron 3D NAND, que permite a melhora da vida útil da bateria, faz com que a inicialização seja acelerada, os arquivos são carregados mais rápido, além do tempo de resposta do sistema ser otimizado.

3. SSD Samsung SATA III 870 QVO 1TB

SSD Samsung SATA III 870 QVO 1TB

  • Leitura: 560MB/s
  • Gravação: 530 MB/s
  • Conectividade: SATA III
  • Garantia: 3 anos de fábrica

Com velocidades de leitura de até 560 MB/s e velocidades de gravação de até 530 MB/s, o SSD SATA III 870 QVO da Samsung é um dispositivo durável que está pronto para todos os usuários. 

Compatível com dispositivos SATA de nível básico, os SSDs oferecem atualizações para aumentar o desempenho do PC e garantir aumentos de velocidade em todas as especificações, bem como alguns dos maiores armazenamento da categoria.

2. SSD Kingston SNVS M2 2280 500GB

SSD Kingston SNVS M2 2280 500GB

  • Leitura: 2100 MB/s
  • Gravação: 1700 MB/s
  • Conectividade: M.2 NVMe
  • Garantia: 3 anos de fábrica

Projetado para corrigir erros em tempo real, o SSD Kingston SNVS M2 2280 500GB apresenta inicialização rápida do sistema e alta taxa de transferência, suportando leituras sequenciais de até 560 MB/s e gravações sequenciais de até 530 MB/s. 

Portanto, mesmo ao executar programas e aplicativos mais pesados, o SSD sempre funcionará com eficiência e alto desempenho.

1. SSD Samsung 970 EVO Plus 500GB

SSD Samsung 970 EVO Plus 500GB

  • Leitura: 3400 MB/s
  • Gravação: 2300 MB/s
  • Conectividade: M.2 NVMe
  • Garantia: 5 anos de fábrica

Se você busca uma velocidade ainda maior que as oferecidas em SSDs comuns, terá que investir em um modelo M.2 NVMe. Um dos mais famosos e potentes neste segmento é o Samsung 970 Evo.

O Samsung 970 Evo Plus M.2 é uma unidade de estado sólido (SSD) projetada para desempenho de ponta. Ele é vendido em 4 modelos com capacidades de 250 GB, 500 GB, 1 TB e 2 TB.

Além disso, possui escrita de até 2300 MB/s e leitura de 3400 MB/s.

Tecnologia Intelligent TurboWrite

O 970 EVO carrega a tecnologia Intelligent TurboWrite, que aprimora os jogos mais pesados e melhora trabalhos de edição gráfica, por exemplo.

Essa tecnologia melhora o desempenho usando um buffer pequeno e de alta velocidade de até 1 GB de memória DRAM para cache de gravação.

Isso significa que, quando os dados são gravados na unidade, eles serão armazenados temporariamente nesse buffer antes de serem enviados para as células da memória flash.

O resultado é a gravação de dados em uma velocidade muito mais rápida e com menos risco de perda de dados causada por quedas repentinas de energia ou falhas no sistema.

A Samsung afirma que a Intelligent TurboWrite pode entregar até três vezes mais desempenho.

A Samsung desenvolveu ainda um software que monitora a temperatura para minimizar quedas de desempenho e faz o gerenciamento do discos, assim como atualizações de firmware. 

SSD Samsung 970 EVO Plus é o melhor SSD do mercado

Melhor modelo de SSD para notebook
Melhor modelo de SSD para notebook

O Samsung 970 Evo Plus M.2 pode ser usado para armazenar jogos, aplicativos pesados e tem uma excelente velocidade de leitura (3400 MB/s), o que significa que ele carregará seus games muito rapidamente, mesmo se você estiver usando um sistema ou computador mais antigo que não tenha as especificações de hardware mais recentes.

Certamente, seu projeto foi feito para gamers e entusiastas que procuram uma unidade que lhes proporcione alto desempenho e confiabilidade. É, atualmente, o melhor e mais poderoso SSDs NVMe do mercado.

Por ser um SSD de última geração, possui a tecnologia M.2 NVMe que é mais rápida do que a SATA.

Mirando principalmente no público gamer, a Samsung projetou o melhor SSD do mercado para jogadores que precisam de dispositivos de armazenamento de alto desempenho que possam lidar com cargas intensas de transferências sem problemas ou interrupções no jogo devido a tempos de carregamento lentos ou atrasos no desempenho.

O Samsung 970 Evo Plus M.2 é uma excelente escolha para quem procura tecnologia de ponta para seu notebook ou PC Gamer.

Conclusão

Devido à velocidade mais rápida e ao enorme aumento de desempenho que traz para o computador, o SSD está se tornando cada vez mais poderoso como uma alternativa ao HD no campo das unidades de armazenamento de dados.

Para se ter uma noção, a maioria dos técnicos de TI resume todas as vantagens desse importante hardware em uma única frase:

“Um SSD consegue ressuscitar qualquer notebook morto pela velhice”

Se você estava em dúvida sobre qual SSD comprar, mostramos hoje sobre os melhores modelos da categoria. Então, se sua intenção é ter um computador ainda mais rápido, completo e com melhor armazenamento, não perca tempo e escolha hoje mesmo um SSD que encaixe no seu perfil.

Jaqueline Borges

Redator(a)

Redatora e escritora. Formada em Pedagogia e estudante de Letras. Apaixonada por animais e aficionada por filmes e séries. Contrariando a maioria, adora spoilers.

O que achou do artigo? Comente!