Techinter

Novo Galaxy A51 da Samsung: Análise e especificações

Samsung já lançou o Galaxy A51 que é sucessor do A50, um dos aparelhos mais vendidos no mercado brasileiro. Confira nossa análise, comparativo e especificações.

Atualizado há 6 meses, publicado em
Lucas Matos
Novo Galaxy A51 Samsung
Novo Galaxy A51 Samsung

Não dá para falar do novo Galaxy A51 sem mencionar o celular mais vendido atualmente, o seu antecessor A50. Ambos aparelhos vieram com o intuito de agradar os usuários que procuram por celulares “intermediários avançados” com um pé em algumas especificações premium, trazendo boa qualidade de câmeras, ótima tela com cores vibrantes e brilho alto, bateria de 4.000mAh, processador Octa-core Exynos 9610 e um corpo feito em plástico que se parece muito com vidro. Confira a nossa análise para saber as diferenças e novidades do novo Galaxy A51.

Câmeras do novo Galaxy A51

Câmeras traseiras do A51

Uma das principais novidades é a sua câmera macro de 5MP. É o primeiro da família Galaxy a trazer essa novidade. Com ela é possível tirar fotos bem detalhadas e microscópicas de elementos próximos da lente. É incrível o nível de detalhes que se capta após uma fotografia com a câmera macro, principalmente as texturas que não são vistas a olho nu.

A câmera ultrawide também está presente na sua parte traseira, com um sensor de 12MP e um campo de visão de 123 graus.  Já a câmera traseira chegou com tudo, trazendo um sensor de 48MP, o aparelho, agora, é capaz de tirando fotos ainda mais nítidas. Completando o conjunto de câmeras traseiras, a quarta é um sensor de profundidade de 5MP que auxilia no modo retrato.

Quanto a câmera frontal, o novo Galaxy A51 conta com um sensor de 32MP. Aumentando 7MP em comparação ao A50.

Samsung Galaxy A51
Samsung Galaxy A51 – O melhor celular intermediário

Inteligência artificial

Além de ter melhorado as câmeras, a Samsung também adicionou recursos de inteligência artificial. Agora é possível registrar imagens em modo retrato (desfocando o fundo), mesmo contando com apenas um sensor. Há também o modo de detecção de falha, que, por exemplo, sugere tirar outra foto caso alguém tenha saído na imagem com os olhos fechados. O aparelho ainda conta com recurso de super estabilização que ajuda na remoção de tremidas na gravação de vídeos.

Tela infinity-o com câmera frontal quase imperceptível

Lançamento Galaxy A51 – Câmera frontal é apenas um furo na tela

Na aparência, a mudança mais visível que aconteceu no novo Galaxy A51, além das câmeras traseiras em alinhadas em “L” e unidas numa forma mais larga, foi a sua tela. Passou de 6,4 para 6,5 polegadas e ficou pouquíssimo mais largo em comparação ao A50. Além disso, traz agora tela Infinity-O Super AMOLED FULL HD, com um furo centralizado que abriga a câmera frontal, uma característica que, até então, exclusiva do Galaxys Note 10.

Tela Edge

Tela Edge no Galaxy A51
Tela Edge no Galaxy A51

Um recurso bastante útil e que só exista nos modelos top de linha da linha Galaxy S. Agora, a nova One UI 2.0 dá suporte a tela Edge no novo A51. Basta tocar e arrastar para a esquerda que uma barra exibindo ferramentas e apps favoritos aparece. Isso é muito útil para abrir rapidamente os principais atalhos.

Impressão digital sob a tela ainda mais rápida

Já não é mais uma novidade a leitura de digitais sob a tela, vista nos modelos anteriores A50 e A70. Porém, agora o sensor biométrico conta com uma leitura ainda mais rápida e com menos erros, mais um ponto para a Samsung.

Android 10 de fábrica e One UI 2.0

Android 10 com Samsung ONE UI 2
Android 10 com Samsung ONE UI 2.0

Outra novidade é que o Galaxy A51 já vem rodando de fábrica o Android 10 com a roupagem do sistema operacional da Samsung mais atualizado, o One UI 2.0. Este sistema foi bastante melhorado e é indicado por muitos sites e canais de tecnologia como o melhor sistema operacional Android.

TV digital

O Galaxy A51 vem com TV digital e consegue sintonizar a programação ao vivo de qualquer emissora de TV aberta com suporte à alta definição. Esse recurso não consome banda de internet, transformando o celular em uma verdadeira TV móvel.

Cores do novo Galaxy A51

Samsung Galaxy A51 todas as cores vendidas no Brasil
Samsung Galaxy A51 todas as cores vendidas no Brasil

O aparelho está sendo vendido nas cores branca, azul e preto. Todas elas possuem um efeito meio perolado ao olhar contra a luz.

Especificações completas

Confira todas as especificações do novo Galaxy A51 e veja o que seguiu idêntico ao A50 e o que foi melhorado:

HardwaresEspecificações
TelaSuper AMOLED de 6,5'
Resolução da telaFull-HD+ (2400x1080)
Formato de telaproporção 20:9
ProcessadorExynos 9611 octa-core
RAM4GB
Armazenamento128GB
Suporte ao microSDAté 512GB
Câmera principal48 megapixels, f/2,0
Câmera de profundidade5 megapixels, f/2,2
Câmera macro5 megapixels, f/2,4
Câmera ultrawide12 megapixels, f/2,2
Câmera frontal32 megapixels, f/2,2
Bateria4.000mAh
Carregamento rápido Com carregador de 15W
Sistema operacional Android 10 com One UI 2.0
ConectividadeUSB Type-C
TV digitalSim
Dimensões158,5 x 73,6 x 7,9mm
Peso172g

Novo Galaxy A51 com preço de lançamento mais alto:  R$ 2.199

Samsung Galaxy A51 - Preço de 2199 reais no lançamento
Samsung Galaxy A51 – Preço de 2199 reais no lançamento

Infelizmente, a Samsung decidiu elevar o preço de lançamento em 200 reais, comparado ao Gaalxy A50 que veio custando R$ 2.000. Todos já sabem que a Samsung tem o costume de baixar drasticamente o valor do aparelho alguns meses após o seu lançamento, mas vale ressaltar que o preço inicial confronta com um dos modelos top de linha da família S da sul-coreana. O S10e está na faixa de 2200 a 2300 reais atualmente e isso pode prejudicar as primeiras vendas do novo Galaxy A51, já que, tradicionalmente, a família S é destinada aos celulares “top de linha” da empresa, com especificações mais avançadas.

Porém, na medida que o preço do Galaxy A51 for baixando, o aparelho se torna um ótimo custo-benefício. A nossa recomendação é que você aguarde o primeiro trimestre passar para adquirir esse celular por um valor mais justo, algo entre 1600 a 1800 reais ou compre algum da nossa lista dos celulares bons e baratos.

Lucas Matos

CEO e Editor-chefe

CEO, Fundador do Techinter e Redator Chefe. Estudante de Engenharia Civil e dono de um micro e-commerce de eletrônicos. Viciado em tecnologia, games, filmes e música boa.

O que achou do artigo? Comente!