Placa de vídeo mais cara do mundo e a melhor de 2024
Sabe quais são as placas de vídeo mais caras (e as melhores) do mundo? Você vai se assustar com os preços e o poder gráfico nos jogos.
Qual é o gamer brasileiro que nunca sonhou em ter uma placa de vídeo que rodasse todos os jogos da atualidade no Ultra e, talvez, até em resolução 4K?
Agora é possível! Basta ter apenas uma boa grana para comprar a placa de vídeo mais cara do mundo (e também a melhor e mais potente) no lugar do seu carro. 🤣
Abaixo, separamos duas placas de vídeo, a primeira com o poder de processamento mais absurdo de todos os tempos e que vai fazer você ficar de boca aberta; e a segunda com a GPU mais avançada da AMD. Ambas conseguem rodar qualquer jogo em 4K e ainda ter um bom custo-benefício para o seu segmento.
A placa de vídeo mais cara do mundo: Nvidia x AMD
Melhor placa de vídeo do mundo e a mais cara da atualidade
Placa de vídeo da AMD mais potente com melhor custo-benefício
As placas de vídeo são componentes essenciais para os computadores modernos, especialmente para jogos e aplicações gráficas intensivas. Não é à toa que elas correspondem a 50% do valor do PC gamer mais caro do mundo.
Nos últimos anos, a disputa pela liderança da melhor placa de vídeo do mercado tem sido travada entre as gigantes Nvidia e AMD, que constantemente lançam novos modelos cada vez mais potentes e com recursos avançados.
Nesse cenário competitivo, a placa de vídeo mais cara do mundo se torna um objeto de desejo para os entusiastas e gamers mais exigentes, que buscam montar um PC gamer com o melhor desempenho possível para as suas atividades.
Neste contexto, é interessante analisar as diferenças entre as placas de vídeo mais caras da Nvidia e AMD, seus recursos, preços e o impacto que podem ter no desempenho do computador.
Nvidia RTX 4090
Lançada oficialmente em 12 de outubro de 2022, a GeForce RTX 4090 provou ser um grande sucesso entre os consumidores da Nvidia.
É a placa de vídeo mais cara do mundo, com um poder de até 4 vezes mais que a RTX 3090, e atraiu a atenção de mais de 130.000 compradores. Espera-se que este número continue a aumentar nos próximos meses.
Entre os fatores que contribuem para a popularidade da RTX 4090, está o fato de não haver similares no mercado, nadando de braçada no seu segmento. Agora, vamos às especificações.
Em primeiro lugar, seu coração é a GPU AD102-300 (arquitetura Ada Lovelace), fabricada pela TSMC em um processo de 5 nm com um design monolítico: seu dado poderia medir 600 mm2.
Esta placa gráfica teria 126 Streaming Multiprocessors, que seriam no mínimo 16128 CUDA Cores. Dizemos isso, porque os números finais destes núcleos CUDA não foram informados, tendo fontes não oficiais que apontam para 18432.
Em números comparativos, fala-se de um aumento de 71% no número de núcleos CUDA em relação ao núcleo da família NVIDIA RTX 3000.
Em relação à sua memória VRAM, continuaremos com 24GB GDDR6X, mas desta vez a uma velocidade de 21 Gbps.
Portanto, teríamos um barramento de memória de 384 bits e uma largura de banda de mais de 1 TB/s – este é um aumento de 15% em relação ao ampere.
Então, o upgrade aqui estaria na velocidade da memória, já que a RTX 3090 tinha 24GB GDDR6X, mas funcionava a 19.5 Gbps.
Logicamente, por ser muito desejada, potente e exclusiva no mercado, a RTX 4090 foi listada entre os 5 hardwares de PC mais caros do mundo.
Vantagens
- Desempenho extraordinário para jogos e aplicações gráficas
- Roda qualquer jogo atual a 120 FPS na resolução 4K
- Suporta gráficos no Ultra e com tecnologia Ray Tracing ativada
- Suporte ao DLSS 3 que garante o dobro de desempenho
- Mesmo trabalhando pesado é muito silenciosa e fria
Desvantagens
- Preço absurdamente alto
- Seu peso e tamanho podem ser um problema em gabinetes menores
- É pesada por conta do seu dissipador
- Consome muita energia e precisa de cabos adaptadores para alimentação
AMD Radeon RX 7900 XTX
Durante seu último evento focado em placas gráficas destinadas ao mundo dos jogos, a AMD apresentou as esperadas Radeon RX 7900 XTX e RX 7900 XT.
Além de estrearem a nova arquitetura RDNA 3 e serem a concorrência da NVIDIA com as suas RTX 4080 e 4090, essas placas oferecem um desempenho e eficiência energética nunca vistos para impulsionar os jogos em 4K.
Na verdade, como a AMD apontou durante o evento, o objetivo com alguns títulos mais exigentes é alcançar uma resolução maior.
Assim, além de se basear no referido RDNA 3, a AMD também incorpora design de chiplet suavizado.
É por isso que as novas placas gráficas oferecem uma série de recursos novos e aprimorados projetados para, entre outras coisas, melhorar a experiência de jogo. Aqui estão as principais características:
- Arquitetura AMD RDNA 3: design avançado de chiplet, unidades de computação redesenhadas e tecnologia AMD Infinity Cache de 2ª geração. Com isso, o RDNA 3 oferece até 54% mais desempenho por watt do que o RDNA 2.
- Design de chiplet: primeira GPU de jogos do mundo com design de chiplet. Oferece até 15% mais frequências com 54% mais eficiência energética.
- Ascensão geracional: a Radeon RX 7900 XTX oferece um desempenho 4K até 1,7 vezes superior ao da Radeon RX 6950 XT.
- Suporte para DisplayPort 2.1: únicas placas gráficas de ponta que suportam a tecnologia DisplayPort 2.1 com UHBR 13.5. Por isso, é possível jogar 4K (até 480 Hz) ou 8K (até 165 Hz).
Vantagens
- Desempenho excepcional para jogos e aplicações gráficas
- É possível jogar em 4K ou 8K
- Melhor eficiência energética
- Suporte ao DisplayPort 2.1 – 4K até 480 Hz e 8K até 165 Hz
- Baixo consumo de energia para a sua categoria
Desvantagens
- Preço extremamente alto
- Dificuldades de ser encontrada no mercado nacional
- Bate de frente com a RTX 4080, mas fica bem longe em desempenho da RTX 4090
Gostou de saber qual é a placa de vídeo mais cara do mundo? Então não deixe de ver também a melhor placa para minerar.
O que é uma placa de vídeo?
Uma placa de vídeo é um dispositivo eletrônico responsável por determinar e regular a forma como as imagens e o texto são dispostos no monitor ou na TV.
A qualidade da placa de vídeo em um computador influencia principalmente na hora de jogar e editar vídeos.
Atualmente existem muitas marcas e modelos de placas de vídeo, a grande maioria é destinada aos usuários que exigem muita capacidade gráfica para trabalhar, por exemplo: designers gráficos ou gamers.
Como funciona uma placa de vídeo?
A placa de vídeo traduz as informações que são processadas no computador e exibe-as de uma forma que possam ser entendidas pelo usuário comum, este dispositivo também é conhecido como controlador de vídeo, adaptador de vídeo, acelerador de vídeo ou acelerador gráfico.
Desde a sua concepção, as placas de vídeo incluíram uma variedade de recursos e funções, tais como a capacidade de sintonizar a televisão ou capturar sequências de vídeo de um aparelho externo.
À medida que os computadores para uso pessoal e os primeiros consoles de videojogos se tornaram populares, optou-se por integrar os chips gráficos nas placas-mãe, uma vez que isto permitiu uma diminuição considerável dos custos de fabricação.
Quais são as vantagens de usar uma placa de vídeo?
Instalar uma placa de vídeo pode melhorar significativamente o desempenho de um computador. Uma placa de vídeo deve constituir uma melhoria da placa incluída por padrão no computador, e portanto, aumentar seu desempenho.
A placa de vídeo também pode melhorar a experiência do computador reproduzindo melhor os vídeos e liberando memória.
Todos os computadores têm uma placa de vídeo, seja integrada na placa-mãe ou pré-instalada, no entanto, pode ser necessário instalar uma nova placa para melhorar o desempenho do equipamento.