Techinter

Como montar um PC gamer barato [Desatualizado]

Aprenda neste artigo como montar um PC gamer barato gastando até 2 mil reais.

Atualizado há 2 dias, publicado em
Lucas Matos
Como montar um computador de até 2 mil reais
Como montar um computador de até 2 mil reais

Muitas pessoas desejam ter uma máquina que rode os jogos atuais nas suas configurações máximas, mas o valor para tanta “exigência”, infelizmente, sai muito caro. Porém, sabendo escolher os hardwares certos você pode economizar bastante, por isso, ensinamos abaixo como montar um PC gamer barato.

Antes de tudo, devemos informar que separamos duas listas no final, assim como na série “Como montar um computador Gamer”. Nelas terão as especificações de acordo com os processadores AMD e Intel.

Processador Intel Core I5 4460

Intel Core I5
Intel Core I5

Muitos acreditam que o Intel Core I7  é a melhor escolha quando o assunto é gráficos, mas diversos testes comprovaram que a diferença entre os processadores I5 e I7 é mínima, ou seja, você prefere pagar mais do que o dobro para ter o mesmo desempenho nos jogos?

Apesar disso, o I7 realmente é o processador mais potente da Intel até hoje, mas para programas específicos. O que realmente vai dar poder de fogo nos games é a placa de vídeo.

Processador AMD FX 8350

FX 8320 - Processador AMD
FX 8350

Se você gosta da AMD, recomendamos o processador FX 8350. Uma das diferenças entre os dois processadores é que esse possui 8 núcleo, enquanto que o da intel apenas 4, apesar disso não ser um critério para determinar o melhor.

Veja o teste de desempenho dos dois processadores: AMD FX vs Intel Core.

Placa mãe ASUS H81-C/BR

ASUS H81-C/BR
ASUS H81-C/BR

O mais recomendado para um PC que vai rodar jogos é o uso de placas mãe gamer, apesar de serem muito mais caras, a tecnologia usada nelas é importantíssima para o tempo de vida dos componentes do computador, mas já que você pretende poupar seu dinheiro, a melhor opção fica sendo os modelos de entrada.

Para os processadores com socket 1155 da 4ª Geração da Intel – Core i7, Core i5 e Core I3 – o modelo ASUS H81-C/BR se sobressai no quesito custo e benefício . Veja este artigo: Como escolher a placa mãe ideal: Asus e Gigabyte.

Gigabyte GA-78LMT-USB3

Gigabyte GA-78LMT-USB3
Gigabyte GA-78LMT-USB3

Já para o processador AMD FX 8350, a melhor escolha de placa mãe é a GA-78LMT-USB3. Ela dá suporte para os Sockets AMD3+ e possui portas USB 3.0.

Placa de vídeo

GTX 960 - EVGA SC
GTX 960 – EVGA SC

O principal componente na reprodução de jogos é, sem dúvida, a placa de vídeo. Uma das melhores escolhas é a GTX 750 TI, mas se você quiser rodar todos os jogos atuais no ultra e em Full HD (lembrando que irá gastar mais) recomendamos estas: GTX 980, GTX 970 ou a GTX 960 – Todas servem tanto para a configuração da AMD quanto Intel.

Veja este artigo que lhe ajuda a escolher o melhor hardware: As 3 melhores placas de vídeo em conta.

Memoria RAM, HD, fonte e gabinete

De início, a compra de apenas um pente de 4GB 1600MHZ DDR3 faz com que você economize em torno de 200 reais e tenha um desempenho satisfatório, além disso, futuramente você poderá colocar mais 4GB, totalizando 8GB – o ideal para os jogos.

Memoria RAM Corsair
Memoria RAM Corsair

Enquanto o SSD ainda é luxo para muitos, o HD fica sendo a opção mais viável. 1 TB é o suficiente para você guardar todos os seus games.

A fonte irá depender da placa de vídeo. Para a maioria delas, a melhor opção é de 500 ou 600 Watts reais. Recomendamos a marca Corsair.

Para finalizar, você terá que escolher um gabinete ideal. Apesar disso depende do seu gosto, não deixamos de indicar o AeroCool ATX X-Predator x1, que custa  em média 300 reais.

Melhor configuração de PC gamer Barato

Abaixo colocamos a lista com todos os hardwares e preços. Não deixe de ver também a nossa série completa de como montar um computador de jogos.

Lucas Matos

CEO e Editor-chefe

CEO, Fundador do Techinter e Redator Chefe. Estudante de Engenharia Civil e dono de um micro e-commerce de eletrônicos. Viciado em tecnologia, games, filmes e música boa.