Os 10 piores vírus de computador da história
Se proteja dos piores vírus de computador da história. Saiba quais são e o que ocasionam.
Sabemos que hoje existem milhões vírus de computador espalhados pela internet, com variados objetivos: apagar ou roubar dados, realizar transações fraudulentas, dentre outros. Neste artigo, vamos listar os piores vírus da história da computação.
O vírus mais temido, e talvez, o mais conhecido, chama-se Trojan (cavalo de troia). A pessoa por trás dele pode obter senhas, dados pessoais, documentos importantes e também saber tudo que é digitado no computador.
É preciso ter um bom antivírus para se proteger, pois além da coleta de dados, o vírus consegue alterar senhas. Na maioria dos casos de dispositivos infectados pelo Trojan, a única solução é formatação, o que leva à perda de todos os arquivos.
Para você ficar mais atento, confira a lista dos 10 piores vírus de PC:
10. Stoned
Foi um dos primeiros vírus de computador da história. Em 1987, antes mesmo do world wide web (www) surgir, ou seja, antes de existir internet, esses vírus já causavam danos. As primeiras ameaças eram passadas através de disquetes, que carregavam o vírus Stoned.
O vírus recebeu diversas atualizações na época, aumentando ainda mais o número de computadores afetados. O Stoned marcou o início dos vírus de computadores.
9. Jerusalém
Este vírus foi lançado depois do Stoned, no final de 1987. Ele infectou um número menor de computadores, mas causou tantos estragos quanto o primeiro. O vírus Jerusalém destruía arquivos do tipo .exe, apagando todos os programas dos dispositivos infectados.
8. Morris Worm
O criador deste vírus, Robert Tappan Morris, foi preso por fraude digital ao desenvolver o primeiro “worm” de computador, seguindo ao pé da letra o significado da palavra “vírus”: pela primeira vez, era possível a existência de um programa mal-intencionado que se reproduzia e se espalhava sozinho, sem a intervenção humana, infectando muitas redes públicas e levando dor de cabeça para mais de 10% dos usuários de internet naquela época.
7. Concept
Depois dos três piores vírus criados no final dos anos 1980, surgiu mais um, dessa vez, já na década de 1990. O vírus Concept mudava de forma a cada nova infecção (vírus polimórfico), isso tornava a sua detecção ainda mais complexa.
O vírus Concept ganhou ainda mais notoriedade, após infectar documentos da Microsoft Word.
6. Melissa
Criado em 1999, o Melissa foi o primeiro vírus a se autoenviar por e-mail, para mais de 50 contatos de cada pessoa infectada.
Com tantos envios simultâneos de e-mails, vários servidores saíram do ar, ao mesmo tempo que diversas empresas tentavam exterminar o vírus.
5. Love Bug
Foi considerado como o vírus mais destrutivo de todos. Em apenas nove dias, o Love Bug infectou e arruinou mais de 50 milhões de máquinas ligadas à internet. O seu funcionamento era parecido com o do vírus Melissa. Quando o usuário abria o e-mail infectado, o vírus se espalhava e assim obtinha os dados do computador.
4. Anna Kournikova
Em 2001, o vírus Anna Kournikova, batizado com o nome da conhecida tenista russa, infectou milhares de computadores. Quando os usuários abriam os seus e-mails, se deparavam com um link de uma suposta foto da jogadora nua, que na verdade era o vírus.
O vírus Anna Kournikova(vírus), coletava senhas e dados dos usuários.
3. Code Red
Em 2001, mais um vírus espalhou estrago pelas redes: o Code Red, que infectou boa parte dos servidores da Microsoft e mais de 400 mil computadores ao redor do mundo. Foi classificado como um vírus “worm”. Ele se espalhava por sistemas que tinham feito limpeza de dados recente, deixando os programadores de antivírus com os cabelos em pé.
2. Nimda
O Nimda fingia ser um programa benigno e chegou a roubar milhões de dólares. O vírus tinha vários métodos de propagação e foi o que infectou mais computadores em um menor espaço de tempo: 22 minutos.
1. Flame: o pior vírus de computador da história
Desenvolvido em 2012, o Flame não é como qualquer outro que rouba seus dados para aplicar golpes e efetuar fraudes. O vírus promove uma invasão de privacidade, abrindo uma janela, que mostra em tempo real, tudo o que é feito no computador infectado.
Geralmente, esse tipo de vírus é usado por grupos que querem obter informações confidenciais de rivais ou até mesmo espionar governos.
Segundo os especialistas em malwares da Kaspersky, o vírus foi criado por um país e não por crackers.
Quase todos os vírus dessa lista foram criados pelos maiores hackers do mundo, por isso, é fundamental estar atento às ameaças digitais. Proteja seus dispositivos e dados, com a compra do melhor antivírus pago e com um maior cuidado ao abrir e-mails e links.
Kaspersky Premium com até 60% de desconto
- Antivírus em tempo real
- Antiphishing
- Proteção para pagamentos
- VPN inteligente e rápida
- Bloqueador de anúncios
- Navegação privada
- Proteção de webcams
- Bloqueador de conteúdo para adultos
- Gerenciamento do tempo de tela
- Localizador GPS de crianças
- Proteção de arquivos
- Gerenciador de senhas
- Licença: 1 ano
Muito bom !!! =D
Muito ótimo 😀 Obrigado pelo comentário!
Gostei das definições e foi de fácil entendimento.
Obrigado Duan Barbara pelo comentário!