Techinter

Tecnologias do futuro: 10 invenções que mudarão o mundo

Nosso conhecimento avança cada vez mais, e com base na linha do tempo das nossas vidas, é possível prever quais serão as tecnologias do futuro que mudarão o mundo drasticamente.

Atualizado há 4 meses, publicado em
Lucas Matos
Invenções que mudarão o mundo: tecnologia do futuro
Invenções que mudarão o mundo: tecnologia do futuro

Com o passar dos anos, o ser humano pôde vivenciar grandes transformações decorrentes do avanço tecnológico. Desde o primeiro homem na Lua até a expansão da internet e das redes sociais, novos meios foram sendo desenvolvidos e consequentemente, a nossa rotina foi se modificando.

É claro que, se você acompanha o Techinter, já viu alguns artigos, como o inseto nanorrobô espião, que provam que estamos chegando cada vez mais perto das tecnologias do futuro que mudarão totalmente as nossas vidas.

Para o futuro, pode-se esperar recursos cada vez mais avançados, interferindo não somente em nosso dia a dia, mas em todo o funcionamento do globo terrestre.

Ao menos, essa é a expectativa dos profissionais do laboratório de pesquisa e inovação TOTVS Labs, localizado nos Estados Unidos.

Os pesquisadores levantaram 10 tecnologias do futuro que prometem mudar o mundo. No entanto, algumas mudanças já podem ser vistas nos dias atuais, mostrando que o “futuro” está muito próximo de nós. Confira!

1. Inteligência artificial

Inteligência artificial já é uma das tecnologias do futuro
Inteligência artificial: uma das tecnologias mais fascinantes

De acordo com a Totvs, a expectativa é que o futuro seja marcado pela combinação de software, dados e inteligência artificial.

Essa, portanto, é a primeira grande aposta para transformar a rotina das pessoas, causando mudanças significativas em variados segmentos de mercado.

Com a IA (inteligência artificial), o processo de tomada de decisões será simplificado, resultando em benefícios para consumidores e empresas, em setores como saúde, serviços financeiros, manufatura e varejo, por exemplo.

Para ter uma ideia, o melhor antivírus pago está utilizando IA para aprimoramento da segurança de servidores de algumas empresas. Incrível, não é?

2. Bitcoins e blockchain

Bitcoin - Moeda virtual será a tecnologia do futuro financeira
Bitcoin: moeda virtual será a tecnologia financeira do futuro

Outra tecnologia que promete se expandir em larga escala nos próximos anos é o sistema monetário formado pelas bitcoins (moedas virtuais) e pelo blockchain (espécie de livro de registro virtual).

De modo geral, o bitcoin é uma criptomoeda descentralizada, que permite pagamentos online sem a necessidade de um intermediário.

A moeda foi criada em 31 de outubro de 2008 e é considerada uma das mais inovadoras tecnologias do mundo.

A proposta se baseia na substituição de instituições financeiras tradicionais pela adoção da tecnologia.

Com ela, todas as trocas monetárias ficam registradas no blockchain, em um processo de maior segurança e transparência para o uso das moedas virtuais.

O bitcoin tem se popularizado nos últimos anos e hoje é aceito por diversas empresas e serviços online. Além disso, a moeda também pode ser usada para comprar produtos e serviços offline.

3. Nanorrobótica

Nanorrobótica será a evolução da biomedicina
Nanorrobótica: a evolução da medicina

A nanorrobótica é a tecnologia que está sendo desenvolvida para criar robôs do tamanho de átomos ou moléculas.

Esses robôs poderão ser usados para realizar tarefas em nível molecular, como reparar células danificadas ou fabricar produtos químicos.

A nanorrobótica pode revolucionar a medicina, a indústria e até mesmo a maneira como as pessoas vivem e interagem com o mundo à sua volta.

4. Impressora 3D

Impressora 3D também já é uma realidade e uma das tecnologias do futuro mais promissoras
Impressora 3D já é uma realidade e uma das tecnologias do futuro mais promissoras

Criada em 1984, a impressora 3D já vem gerando novas possibilidades de uso há alguns anos. Segundo a Totvs, a opção irá se expandir e mudar muitos processos do mundo atual.

Um exemplo é a chamada bioimpressão, na qual membros do corpo humano são impressos para a utilização em próteses ou transplantes.

Muitas empresas já vêm utilizando a impressão 3D para grandes projetos, como no ramo da aeronáutica, manufatura e confecção, sendo possível fabricar desde peças extremamente complexas, até roupas e tênis.

O que prova que a impressão 3D pode ser empregada nos mais diversos tipos de situação.

5. Drones

Drone sendo usado para realizar entrega de mercadoria
Drone sendo usado para realizar entrega de mercadoria

Apesar de ainda ser um tema polêmico, os drones já fazem parte do nosso cotidiano e prometem mudar a forma como enxergamos o mundo.

Essas máquinas não tripuladas já são utilizadas para fins militares, comerciais e até mesmo para entregas de mercadorias.

Os drones são capazes de voar em altas altitudes e cobrir grandes áreas, tornando-se ideais para tarefas que seriam perigosas ou impossíveis de serem realizadas por humanos.

Além disso, eles também podem ser equipados com câmeras e outros dispositivos que permitem obter imagens aéreas detalhadas de um local.

Como os drones se tornaram mais acessíveis e fáceis de usar, muitas pessoas estão criando novas formas de utilização. Por exemplo, alguns fotógrafos estão usando drones para capturar imagens inacessíveis por meios tradicionais, enquanto outros estão utilizando-os para monitorar plantações ou florestas.

Ainda há muito para explorar e regulamentar em relação aos drones, mas já é possível ver que eles são capazes de transformar completamente a maneira como lidamos com o espaço aéreo.

6. Carros autônomos

Carro Autônomo. A tesla é um ótimo exemplo que dessa tecnologia inovadora
Carro autônomo: a Tesla é um ótimo exemplo que dessa tecnologia inovadora

Automóveis sem motorista estão entre as pautas para o futuro. A intenção, no entanto, é que esse tipo de tecnologia comece a apresentar um preço acessível a partir de 2025, marcando uma nova era em que as pessoas não precisem mais colocar as mãos no volante.

As grandes mudanças, nesse caso, são a experiência de locomoção do consumidor, a reestruturação do planejamento de trânsito em cidades e rodovias e, é claro, o impacto nas montadoras de veículos.

A Tesla Motors, por exemplo, anunciou o seu carro autônomo, o Tesla Model S, em junho de 2012. O carro é equipado com um sistema de navegação por GPS e sensores ultrassônicos de 360º.

O carro também possui um radar frontal que detecta objetos a uma distância de 200 metros. A Tesla Motors diz que o seu carro autônomo poderá dirigir em qualquer tipo de clima e em qualquer tipo de tráfego.

7. Robótica

Robótica é a porta de entrada para as tecnologias do futuro
Robótica: porta de entrada para as tecnologias do futuro

A robótica diz respeito a diferentes formas de automatização, englobando tarefas físicas e intelectuais.

A estimativa é de que no futuro, 45% das tarefas em todos os segmentos da indústria sejam transformadas pela inclusão de robôs tecnologicamente avançados.

A mudança, com certeza, irá acarretar modificações na ordem de trabalho vigente.

O lado positivo, porém, é que a robótica contribuirá para o surgimento de novas categorias profissionais, cada vez mais estratégicas, que estejam aptas a lidar com estes robôs.

8. Realidade virtual e realidade aumentada

Realidade Virtual. Será que a Meta conseguirá dominar esse mercado no futuro?
Realidade virtual. Será que a Meta conseguirá dominar esse mercado no futuro?

As duas tecnologias são apontadas como tendências certas e prometem transformar setores, como a educação e o turismo.

Na realidade virtual, o usuário é colocado em um ambiente totalmente virtual. Já na realidade aumentada, os elementos do mundo virtual são trazidos para o mundo real.

Ambas permitem a interação em tempo real, por meio de aparelhos multissensoriais, com um espaço tridimensional criado por computadores.

As tecnologias já estão presentes em simuladores de voo e direção para aprendizado de alunos, e em breve, serão empregadas em outros mercados, expandindo as possibilidades de experiência do usuário.

9. Biotecnologia

Biotecnologia salvará muitas pessoas de doenças que hoje são incuráveis
A biotecnologia salvará muitas pessoas de doenças que hoje são incuráveis

A biotecnologia consiste no uso de agentes biológicos para a obtenção de bens e fins produtivos. Essa área de pesquisa e conhecimento tem tudo para influenciar conflitos globais e o impacto da produção humana no meio ambiente.

Para a Totvs, a biotecnologia é a verdadeira promessa para resolver questões como a demanda mundial por alimentos, saúde e materiais biodegradáveis.

Prova disso é a biotecnologia presente na indústria farmacêutica, que já vem permitindo o desenvolvimento de medicamentos mais eficientes, e em um futuro próximo, possibilitará avanços na área de tratamento, diagnóstico e prevenção de doenças.

10. Computação, redes e internet das coisas

Internet das coisas já está sendo um dos assuntos em pauta na atualidade. Alexa é um exemplo disso!
Internet das coisas: um dos assuntos em pauta na atualidade. Alexa é um exemplo disso!

O futuro está cada vez mais conectado. O número de computadores em rede e o crescimento das possibilidades de compartilhamento de informações já trouxe mudanças para a rotina do usuário comum e de grandes organizações.

A internet das coisas, por exemplo, é uma tendência que visa conectar mais objetos à internet, a fim de alimentar sistemas de gerenciamento e reunir dados variados para serem facilmente acessados por empresas nos mais distintos segmentos.

Um passo fundamental para garantir o bom funcionamento dessa tecnologia é, sem dúvidas, a computação em nuvem.

Com ela, todos os seus dados e funções agendadas são armazenados e podem ser acessados de qualquer lugar do mundo que tenha conexão com a internet.

Além disso, a computação em nuvem poderá fazer com que o seu computador não tenha mais HD e memória. Assim não será mais necessário comprar o melhor processador do mercado ou placa de vídeo. Pois todos os dados serão guardados em servidores que já possuem tudo isso.

Desse modo, os desktops de hoje se transformarão em apenas um microchip ligado à internet, porém será necessária uma ultravelocidade de internet para acessá-los.

Como se preparar para as tecnologias do futuro?

Diante de tantas previsões, cabe ao usuário ir se preparando para as tamanhas transformações causadas pelas tecnologias do futuro.

Afinal, os avanços já concretizados no mundo, provam que mais cedo ou mais tarde, tais recursos acabarão impactando até o mais alheio dos seres humanos.

Algumas dicas para o usuário comum de tecnologia são: ficar atento às novidades deste universo, acompanhando os conteúdos do Techinter, e continuar com os comportamentos de segurança. Entre eles, manter equipamentos e recursos sempre atualizados, baixar um bom antivírus de proteção e assumir uma postura preventiva no ambiente online.

Lucas Matos

Lucas Matos

CEO e Editor-chefe

CEO, Fundador do Techinter e Editor-chefe. Estudante de Engenharia Civil e dono de um micro e-commerce de eletrônicos. Viciado em tecnologia, games, filmes e música boa.